Um número recorde de filmes foi inscrito para a nona edição do Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba, marcado para outubro deste ano. Foram 437 inscrições, entre filmes em película e em vídeo. Destes, cerca de 40 serão exibidos ao público e participarão da mostra competitiva. O processo de pré-seleção deve começar em breve, com três jurados para a categoria de vídeo e três para a de película 16 ou 35 milímetros.
O grande número de interessados reforça a campanha da Calvin Entretenimento e da Araucária Produções, organizadoras do evento, para tornar esse o maior dos nove festivais do gênero já realizados na cidade, depois de uma fase de baixa no ano passado, quando a verba não foi suficiente para realizar tudo da maneira como estava planejado. Agora, a organização luta para conseguir filmes importantes em longa-metragem para exibição fora das mostras competitivas. Por enquanto, nenhum filme está confirmado.
A idéia para este ano é fazer com que a exibição de longas tenha um caráter "glamouroso" a Calvin, que entrou no projeto este ano, com sua década e meia de experiência no Festival de Teatro de Curitiba, quer coisas do gênero tapete vermelho para as noites de exibição dos filmes. O cenário seria o Cine Plaza, na Praça Osório, único remanescente dos antigos cinemas de rua de Curitiba. A sala e o saguão de entrada do prédio terão de passar por um processo de maquiagem, para se adequar ao clima de romantismo pretendido. Tudo isso deve ser definido nas próximas semanas, quando o dinheiro para o festival já estiver totalmente captado.
Segundo a organização, além de filmes de quase todos os estados brasileiros, neste ano também há inscritos de três outros países: Cuba, Espanha e Portugal. Outra novidade é o aumento do interesse por parte dos produtores de médias-metragens. Neste ano, somando os de vídeo e película, há cerca de 20 médias, que, de acordo com o regulamento, são os filmes que têm entre 30 e 60 minutos de duração. Por outro lado, a organização diz que ainda há poucos inscritos para a categoria de Dcine filmes captados com câmeras digitais e passados para película ou vídeo. Para os próximos anos, é intenção do festival ampliar esta categoria.
A coordenadora do festival, Nany Semizek, diz que o aumento de inscrições tem relação com a mudança nos prêmios oferecidos pelo festival. Ao invés de dar dinheiro aos melhores trabalhos, a organização neste ano promete a exibição dos vencedores em cinco capitais brasileiras. Embora o circuito ainda não esteja confirmado, Nany diz que esse tipo de compensação é mais atraente para os jovens diretores. Os vencedores da categoria de roteiro ganharão cinco latas de película para rodar seus filmes.
Programação
Além da mostra competitiva, o festival terá eventos paralelos. Veja quais são:
Mostra de cinema universitário:
organizada em parceria com a Putz, ainda está com inscrições abertas. Interessados podem se inscrever pelo site www.festcinecuritiba.com.br até 16 de setembro.
Escola Vai ao Cinema:
leva crianças das escolas da rede pública de Curitiba ao cinema.
A Universidade Vai ao Cinema:
mostras, debates e trocas de informação entre os diretores participantes do festival e estudantes universitários.
Mostra oficial de longas.
Encontro de Críticos.
Encontro de Distribuidores.
Cinema na Praça.
Festas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais