Misto de dança, luta e jogo, a prática da capoeira angola é tema de debates e oficinas a partir desta quinta-feira (7), com a realização do 3º Encontro Sul-Sudeste de Capoeira Angola Dobrada, reunindo mestres desta manifestação cultural afro-brasileira, em Curitiba. Oficinas de movimentos e de música da capoeira angola estão previstos no encontro, promovido pela Associação de Capoeira Angola Dobrada ACAD.
Participam do evento os mestres Jurandir, da Fundação Internacional de Capoeira Angola FICA; Peixe, do grupo Cosmos; Emanuel do grupo Ypiranga de Pastinha; Baba do Rio de Janeiro, mestre Môa do Katendê, de Salvador e mestre Kunta Kintê, que desenvolve trabalho no Paraná, além dos contra-mestres Negão e Alcione, da ACAD.
Conjugação de diferentes manifestações culturais, misturando a cultura dos povos africanos e dos índios brasileiros, no início da colonização do país, a capoeira ficou conhecida como uma criação afro-brasileira. Como chega aos dias de hoje, a capoeira angola preserva os aspectos de dança, luta, jogo, ritual, mímica e música originárias desta prática brincante. O aspecto corporal lúdico faz com que a capoeira angola seja praticada em diferentes partes do mundo, gerando um clima de congregação entre os praticantes, apesar do aspecto de defesa e luta que também manifesta.
As oficinas com os mestres de capoeira angola vão acontecer a partir desta sexta-feira (8), no ginásio do Sesc da Esquina. Também está prevista uma oficina paralela de Afoxé, cortejo de rua que sai durante o carnaval, principalmente na Bahia, com mestre Môa do Katendê. No sábado (9), está prevista outra oficina paralela, desta vez de dança afro. As oficinas de dança tem o custo de R$ 15,00.
Confira a programação do 3º Encontro Sul-Sudeste de Capoeira Angola Dobrada:
Quinta-feira (7) às 19 horas roda de abertura do encontro Ginásio do Sesc da Esquina
Sexta-feira (8) a partir das 16 horas oficina de capoeira angola; às 18 horas oficina de afoxé; às 20 horas roda de capoeira angola
Sábado (9) a partir das 10 horas oficina de capoeira angola; às 14 horas oficina de dança afro, às 17 horas debate sobre a presença da capoeira angola no mundo e no Brasil
Domingo (10) a partir das 13 horas, roda de encerramento do encontro em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem (em caso de chuva no Ginásio do Sesc da Esquina)
Serviço: 3º Encontro Sul-Sudeste de Capoeira Angola Dobrada. De 7 a 10 de dezembro. SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 931) Taxa de inscrição para todas as oficinas: R$ 25,00, no local.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula