"O grande atrativo é o fato de ser um festival internacional. O público pode esperar compositores e participantes de toda a parte do mundo: Japão, Uruguai, Argentina. É um evento que vai ter bastante diversidade."
Felipe de Almeida Ribeiro, músico e diretor artístico do Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical.
Programação
Confira os horários dos concertos do Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical, que começa nesta segunda-feira, 3. Todos os concertos têm entrada franca.
Segunda-feira, às 20h
Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840.
Fábio Scarduelli (violão)
Fabrício Ribeiro (flauta)
Duo Flapi; (piano de Bia Furlanetto e flauta de Valentina Daldegan)
Terça-feira, às 21 horas
Embap (R. Francisco Torres, 253), (41) 3026-0029.
Difusão James Corrêa
Quarta-feira, às 20 horas
Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111.
Ralf Ehlers, do Arditti Quartet (viola)
Programa: Prologue Gérard Grisey
Ruínas Onde Nunca Estarei Felipe de Almeida Ribeiro
Tre Notturni Brillanti Salvatore Sciarrino
Salvim Dániel Péter Biró
Pontos e Linhas, Entre Planos Rodolfo Coelho de Souza
Sequenza Nº 6 Luciano Berio
A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) realiza o primeiro Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical (SiMN) a partir desta segunda-feira, 3, com atividades concentradas na faculdade e concertos abertos ao público no Teatro da Caixa e na Capela Santa Maria.
O evento deve reunir compositores de países como Japão, Uruguai e Argentina, e tem entre as apresentações de destaque o concerto do violista Ralf Ehlers, membro do quarteto de cordas inglês Arditti.
"É um evento que vai ter bastante diversidade, e convidados de ponta", explica o diretor artístico do simpósio, Felipe de Almeida Ribeiro. "Ellers, por exemplo, faz parte do quarteto de cordas com maior renome na atualidade da música contemporânea. É uma oportunidade única e rara para Curitiba", diz.
Comunidade
Além dos concertos, haverá atividades acadêmicas, como palestras, workshops e masterclasses que, de acordo com Ribeiro, também são voltadas para o público em geral. "A ideia é a Embap sair do meio acadêmico e chegar à comunidade", explica.
Os fóruns, por exemplo, são aulas públicas de composição, enquanto as chamadas sessões de leitura são uma espécie de competição entre os inscritos, em que um júri escolhe dez peças para serem executadas. De uma delas, participa o próprio Ralf Ehlers.
"É uma mistura de academia e fazer artístico", explica Ribeiro. De acordo com a professora doutora Maria José Justino, diretora da Embap, trata-se do evento acadêmico mais importante da música contemporânea de Curitiba.
Inscrições prorrogadas
As inscrições, prorrogadas até esta segunda-feira, podem ser feitas gratuitamente por e-mail ou na própria Embap (saiba mais no serviço). As vagas são limitadas.
Entre os ministrantes de workshops de computação musical e as aulas individuais estão Daniel Péter Biró, Rodolfo Coelho de Souza, James Corrêa e Ulisses Galetto. O musicólogo André Egg será um dos convidados de uma mesa-redonda com o tema O Fazer Artístico na Academia.
As atividades do simpósio começam às 10 horas de segunda-feira, e seguem até a quarta-feira, com o concerto de encerramento de Ehlers no Teatro da Caixa.
ServiçoSiMN Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical
Embap, Capela Santa Maria, Museu Guido Viaro e Caixa Cultural. Dias 3, 4 e 5. Entrada franca.
As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, 3, pelo e-mail contato@nucleomusicanova.com (ficha de inscrição no site nucleomusicanova.com) ou na Embap. Não é necessário fazer inscrição para assistir aos concertos. Vagas limitadas.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião