O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse neste domingo (02) à Efe que o Brasil e países latino-americanos podem se unir para promover o crescimento da indústria cinematográfica da região.
Ferreira, que está em visita ao México, afirmou que essa ideia surgiu quando ele ainda ocupava a pasta de Cultura. "Porque não criamos um mercado comum e nos protegemos da presença avassaladora do cinema americano?", perguntou o ex-ministro, que acrescentou que a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, é uma entusiasta do projeto.
"É possível impulsionar um sistema de cooperativa audiovisual no Brasil, Chile, Argentina e demais países vizinhos", disse o sociólogo.
Ferreira acredita que a indústria de cinema do país não vive um bom momento, devido a pouca vontade dos brasileiros em assistir filmes nacionais e a invasão das produções de Hollywood.
Ele afirmou que 13% dos brasileiros vai ao cinema e lamentou que as salas exibam quase que exclusivamente filmes americanos.
Segundo Ferreira, as produções brasileiras têm dificuldade para se tornarem conhecidas no exterior, e que filmes como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, e Tropa de Elite, de José Padilha, são exceções.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião