Ex-vocalista da formação original do Village People, Victor Willis pode ser o pivô de uma revolução nas relações comerciais da indústria fonográfica norte-americana. Após seis anos de disputas judiciais, nessa sexta-feira ele conseguiu reaver a sua parte nos direitos autorais da música "YMCA", composta em 1978 e um dos hits de maior sucesso do grupo.
Marcado pela irreverência, a banda é formada por seis homens, que vestem fantasias de personagens considerados símbolos de masculinidade. Na primeira formação, Willis vestia-se como policial e, de acordo com "The New York Times", conseguiu reaver os direitos graças a uma brecha na legislação de direitos autorais, que começou a vigorar no ano em que a música foi composta. Graças ao mecanismo "direito de rescisão", compositores podem recuperar o controle de suas criações após 35 anos. A vitória de Willis abre um precedente para que outros artistas que compuseram ou gravaram músicas a partir de 1978 reivindiquem os mesmos direitos, o que, em caso de vitória, os permitirá assinar novos acordos com outras gravadoras. Embora a lei já esteja em vigor há 35 anos, o músico foi o primeiro autor de um hit de grande sucesso a anunciar publicamente que recorreu ao mecanismo para reaver os direitos sobre o seu trabalho.
Mágoas seguem vivas "YMCA" era apenas uma das 33 músicas cujos direitos o ex-vocalista tentava recuperar nos tribunais. Reivindicações semelhantes sobre outros sucessos ainda serão avaliadas pela justiça americana, casos de "In the Navy" e "Go West". Outro grande sucesso do grupo, "Macho Man" também foi composto por Willis, mas não poderá ser beneficiada pela lei porque foi composta antes que ela entrasse em vigor.
O compositor afirmou que ainda não sabe a melhor maneira de explorar o catálogo de músicas por ele compostas, mas garante já ter recebido de gravadoras e de diversas empresas de entretenimento com propostas de trabalho. No entanto, mostrou-se tentado a proibir que o Village People cante suas músicas durante as apresentações - pelo menos nos EUA.
De acordo com a lei americana, os detentores de direitos de autor podem controlar a execução de um trabalho em "qualquer lugar aberto ao público ou onde haja um número significativo de pessoas fora do círculo normal de uma família ou de membros de seu convívio social". Uma designação que não se aplica apenas a shows ou salas de concerto, mas que incluiu arenas ou estádios, onde os sucessos por ele compostos para o Village People figuram na lista de favoritos do público.