• Carregando...

Junte um público acomodado com gravadoras pouco criativas e você vai ter uma idéia do que é o mercado musical brasileiro de hoje. De um lado estão os ouvintes, bitolados em canções conhecidas, repetidas à exaustão. Do outro, as companhias fonográficas, cada vez menos preocupadas em investir nos novos talentos. Os artistas, por sua vez, continuam aparecendo. Aos montes, confirmando o vigor da música tupiniquim. A culpa dessa morosidade, afinal, é de quem?

Um fato recente envolvendo o Kid Abelha coloca ainda mais lenha nessa fogueira. O grupo carioca, que se apresenta amanhã no Curitiba Master Hall, acaba de provar o veneno de seu próprio sucesso. Seu último CD de inéditas, Pega Vida (2005), vinha vendendo bem. Alcançou uma marca expressiva para estes tempos de crise da indústria: 150 mil cópias comercializadas, o equivalente a disco de platina. Mas eis que, sem nenhum esforço promocional da gravadora Universal, o bem-sucedido Acústico MTV, de 2002, voltou a vender que nem pão quente.

Em entrevista ao Caderno G, Paula Toller exime a Universal dessa "culpa". "A gravadora investiu em Pega Vida. Lançou quatro músicas de trabalho, uma coisa raríssima hoje em dia. Porém, o Acústico tem muitos hits, fica difícil competir", diz. Seja como for, a verdade é que está cada vez mais difícil emplacar músicas novas nas paradas – mesmo para medalhões do porte do Kid Abelha. "Pega Vida ainda vai vender, ele é um dos melhores discos do Kid. Foi assim com o Surf (2001), que no lançamento não foi bem e depois do Acústico quadruplicou a venda", consola-se a cantora.

Paralelamente à turnê do último CD, dois terços do grupo se dedicam a projetos paralelos. George Israel (sax, guitarra, voz) mantém Os Britos, banda cover dos Beatles que ainda inclui integrantes do Barão Vermelho na formação. Paula participou de dois shows do ex-Legião Urbana Dado Villa-Lobos, escreveu um dos temas do próximo filme de seu marido (o diretor Lui Farias) e deve montar uma peça musical com alguns amigos. Bruno Fortunato (guitarra) segue como o mais discreto do trio.

Sobre o show de amanhã, a cantora promete tocar vários temas do simpático Pega Vida, como "Poligamia", "Peito Aberto" e "Por Que Eu Não Desisto de Você". Os sucessos de sempre também não vão faltar, e ela ainda garante que as apresentações do grupo costumam ter muito improviso e músicas fora do roteiro. Que venha um pouco de tudo, então, pois já são quatro anos longe dos palcos locais.

Serviço: Kid Abelha, show da turnê Pega Vida. Amanhã, a partir das 22 horas, no Curitiba Master Hall (R. Itajubá, 123 – Portão). Ingressos a confirmar, à venda nas lojas Sumatra, Michelle Board Shop (São José dos Pinhais), Armazém do CD (Pça. Osório) ou por meio do serviço Disk Ingressos – (41) 3315-0808). Informações pelo telefone (41) 3248-1001.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]