Programe-se
Descasca
Espaço Cultural DamaDame (R. Tapajós,19, Mercês). Amanhã, às 18 horas. O ingresso é a doação de um livro infantil ou de um quilo de alimento não perecível.
O Coletivo Criativo Casa Treze Studio promove amanhã a primeira edição da Descasca, uma festa que também funcionará como mostra expositiva dos trabalhos de cada um de seus integrantes em diferentes mídias e vertentes artísticas ligadas à tecnologia e à arte eletrônica.
A mostra contempla a exibição de filmes e vídeos, três exposições de fotografia de linguagens diversas: uma de design, uma de gravuras e intervenções eletrônicas e outra de cyberarte, todas da lavra de jovens realizadores que têm se destacado na arte eletrônica nacional, como Castro Pizzano e Marcelo Fiedler.
A festa será embalada pelo som de DJs e convidados como o MC Cabes eserá transmitida pela Radio Treze, estação web que tem programação diária com música eletrônica, rap e música negra em geral.
Tangerina
Fundada em Curitiba em 2008, a Casa Treze é um "híbrido de coletivo criativo com agência de comunicação baseada em economia colaborativa".
"Decidimos adotar um sistema de organização diferente, chamando artistas e profissionais de diversas linguagens para que pudéssemos trabalhar juntos em alguns projetos que permitissem a dedicação a nossos projetos autorais", explica o fotógrafo Vinicius Ferreira, um dos integrantes do coletivo.
Ele participa da mostra com a série de fotografias Torax que reúne imagens feitas em Cuba, Salvador (BA) e Curitiba de personagens urbanos retratados da cintura até o pescoço.
Ele explica que o nome da festa tem a ver com a necessidade de mostrar o trabalho criativo e artístico aliado ao trabalho comercial do coletivo. "Nossa estrutura é composta por vários gomos e vários setores. Tanto que nossa identidade visual é uma tangerina. O lance é descascá-la para descobrir as várias camadas", diz.