A partir desta quarta-feira (22), os visitantes do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, terão a oportunidade de conhecer algumas discussões e vertentes que nortearam o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. Até 25 de fevereiro, a exposição itinerante "Arte Moderna em Contexto" reúne 73 obras, entre pinturas, esculturas e objetos pertencentes à Coleção ABN AMRO Real. Estão presentes trabalhos de Alfredo Volpi, Arcângelo Ianelli, Burle Marx, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Milton Dacosta, Tomie Ohtake, entre outros.

CARREGANDO :)

A análise da visualidade dos trabalhos, de diferentes épocas e artistas, levou à criação de núcleos na montagem da mostra. Para a arte abstrata, foram adotados critérios formais, que separam uma vertente informal, mais lírica e gestual, da abstração geométrica. Para a arte figurativa, a subdivisão foi temática (realismo social, paisagem rural, festas, naturezas-mortas, marinhas e paisagens urbanas).

Outro "recorte horizontal" está nos elementos que contextualizam a produção. Cada núcleo conta com publicações, publicidade, objetos decorativos e utilitários, além de fotos que evocam o respectivo ambiente histórico-social e o imaginário coletivo da respectiva época. Pinturas figurativas de realismo social, por exemplo, são relacionadas às músicas, marmitas e broches de propaganda política apreendidos pela Delegacia Especial de Segurança Política e Social do Estado Novo.

Publicidade

Além da arte

A mostra conta, ainda, com uma programa especial destinado a deficientes visuais. Foram desenvolvidos oito totens, instalados em pontos estratégicos da exposição, contendo relevos em resina de telas selecionadas. Trabalhos de artistas como Ianelli, Carybé, Ivan Serpa e Milton Dacosta, entre outros, poderão ser tateados e manipulados pelos deficientes, que contam ainda com jogos especiais e textos em braille. As esculturas escolhidas para compor o programa poderão ser tocadas mediante uso de luvas específicas.

Em paralelo à mostra, há um programa educativo, direcionado a professores e alunos, que em palestras relaciona as obras apresentadas com os grandes momentos da história brasileira. Para tanto, são usadas dinâmicas interativas, a partir dos conhecimentos apresentados pelos alunos, fazendo interligações com a literatura, a matemática, a fotografia, o teatro, a cultura popular e a política, entre outros assuntos. Interessados devem contatar o Museu Oscar Niemeyer.

Para saber das outras exposições da cidade, confira o roteiro

Serviço: Arte Moderna em Contexto. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. Visitas de terça a domingo, das 10h às 18h. R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados. Até 25 de fevereiro de 2007.

Publicidade