• Carregando...

A congada, expressão da cultura popular afro-brasileira, é apresentada na visão de Vladimir Kozák, Marcos Campos e Socorro Araújo na exposição que abre hoje na Sala do Artista Popular. A Congada da Lapa em Três Tempos traz registros feitos na cidade da Lapa, a única do estado que mantém essa tradição. Essa manifestação é parte da cultura popular de diversos estados, como o próprio Paraná, além de Minas Gerais, São Paulo e Nordeste.

A congada é realizada no dia 26 de dezembro, dia de São Benedito, e seu auto mostra a colonização portuguesa nos reinos do Congo e Angola, e a chegada do cristianismo a esses países africanos.

A mostra conta com o registro cinematográfico mais antigo do auto feito na Lapa, filmado por Vladimir Kozák, em 1951.O filme mostra os diversos mo­­mentos da manifestação cultural em 50 minutos. Os fotógrafos Marcos Campos e Socorro Araújo são responsáveis pelo registro fotográfico de diferentes épocas da congada na cidade.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, na Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/n.º Anexo à Secretaria de Estado da Cultura) até o dia 26 de julho. A entrada é gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]