A Galeria da Caixa, localizada na região central de Curitiba, abre neste fim de semana, uma exposição interativa, com sessões de histórias e apresentação de espetáculos através de tapetes, numa junção de texto e tecido, para agradar crianças e adultos. A proposta "O Fio das Histórias", é do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias.No espaço curitibano o público é conduzido a uma visita por cenários de contos populares e histórias de autores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Marina Colasanti, Eduardo Galeano, Ricardo Azevedo e Jutta Bauer. São 23 objetos, entre ilustrações, painés e livros de pano fabricados por artesãs peruanas, tapetes de origens e tamanhos diferentes, e caixas de pano que são transformadas em tapetes ou caixas de luz. São trabalhos de criação para contar histórias valorizando a oralidade, o teatro e as artes plásticas.
Cada objeto da exposição faz parte de uma das quatro histórias programadas para serem apresentadas/contadas no local: "Cabe na Mala?" (para crianças a partir de 3 anos), "O rei que ficou cego" (para crianças a partir de 5 anos), "Pausa para fiar" (jovens e adultos) e "Retalhos de Drummond" (jovens e adultos). As sessões de contações de histórias são sempre conduzidas pelos tapetes feitos especialmente para ilustrar. Enquanto as apresentações não acontecem, o público é convidado a manusear os livros e objetos, podendo criar suas próprias histórias.
A exposição interativa que chega a Curitiba já passou por cidades da Espanha, Portugal, Peru, Chile e Argentina. Durante a semana, as sessões de contação de histórias devem ser agendadas com antecedência. Já nos sábados e domingos, as sessões acontecem às 16h, 17h, 18h30 e 19 horas, até o dia 29 de julho, sempre com entrada franca.
Também está programada a realização da oficina Ateliê de Histórias, para todas as pessoas interessadas, no período de 10 a 13 de julho, e 24 e 27 de julho.
Grupo
Conforme Carlos Eduardo Cinelli, um dos coordenadores de Os Tapetes Contadores de Histórias, a proposta do grupo é resgatar a antiga tradição de diferentes culturas, de contar histórias através de tapetes ou painéis de tecidos. O trabalho é resultado de pesquisas e teve início após uma oficina com o artesão e contador de histórias francês Tarak Hammam, em 1998. Todos integrantes participam da confecção dos materiais plásticos e montagem dos espetáculos. A trupe é composta pelos seguintes arte-educadores: Andrea Pinheiro, Carlos Eduardo Cinelli, Edison Mago, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui e Warley Goulart.
Confira quais as exposições em cartaz na capital no Guias e Roteiros
Serviço: Exposição "O Fio das Histórias", do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Abertura sábado (30) às 15 horas. Galeria da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5233. Visitas de terça à quinta, das 10 às 19 horas e sexta à domingo, das 10 às 21 horas. Até o dia 29 de julho. Entrada franca. Informações sobre a oficina no telefone: 2118-5114.
Saiba mais sobre o grupo no site oficial