Será aberta nesta quinta-feira (10) e fica em cartaz até o dia 31 de outubro a exposição” Nhô Belarmino e Nhá Gabriela – Causos e Histórias da Vida”, na galeria de arte do Sesc Água Verde (Av. República Argentina, 944).
A mostra tem a curadoria de Ivan Graciano, músico, compositor e filho de Salvador e Júlia Graciano (os nomes reais) da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.
Para a exposição, Ivan reuniu boa parte do material de trabalho que herdou dos pais como fotografias, recortes de jornal e revistas, discos, as roupas usadas nas apresentações e os instrumentos tocados por Nhô Belarmino.
“Este trabalho é para não deixarmos apagar esta história tão bonita. ‘Onde pinga, não seca’. Não podemos deixar secar a memória dos meus pais que fizeram tanta gente feliz”, disse Ivan.
Nhô Belarmino & Nhá Gabriela formaram a dupla musical e circense mais famosa do estado em meados do século 20. O maior sucesso foi “Mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino) gravada pela primeira vez nos anos de 1950 e que recentemente foi roubada por um grupo de axé baiano e recuperada pela família Graciano na Justiça.
Outros sucessos foram, “Mocinhas do Sertão”, “Paranaguá” e “Passarinho Prisioneiro”
Em 2007 foi lançado o documentário Belarmino & Gabriela, de Geraldo Pioli e que aborda a obra e a vida da dupla de artistas. Em 2014, este história foi para os palcos com a estreia da comédia musical As Mocinhas da Cidade, com texto e direção do dramaturgo e atual secretário estadual de Cultura João Luiz Fiani.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Deixe sua opinião