Aqueles que alegam que não vão ao museu por falta de tempo perderam a desculpa. A maioria dos espaços culturais de Curitiba, tanto estaduais quanto da Fundação Cultural, estarão abertos normalmente em todo o feriadão de 1.º de maio. Só não estarão abertos o Centro Juvenil de Artes Plásticas, a Casa João Turin, Casa Andrade Muricy, o Hall da Secretaria de Estado da Cultura, Museu do Expedicionário, Sala do Artista Popular, Centro de Criatividade de Curitiba e o Espaço Cultural Frans Krajcberg não estarão abertos.
No Museu Oscar Niemeyer, que funcionará em horário normal, pode ser vista a exposição "Missão Artística Francesa", que reúne um conjunto de 76 obras, entre pinturas, esculturas, relevos, desenhos e gravuras, da coleção do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). São paisagens, cenas urbanas, desenhos de arquitetura e composições que testemunham os eventos históricos e as personalidades do início do século 19.
No Museu Alfredo Andersen, além do acervo permanente de Andersen (considerado um dos nomes mais importantes da pintura paranaense), o espaço abriga a mostra "Intimidades as mulheres da Casa de Andersen", com obras do mesmo artista.
O Museu Paranaense conta com as exposições: "Caminhos da Revolução Federalista no Paraná", sobre a história do estado; "Homenagem a Ruy Wachowicz", com material sobre o historiador paranaense; "O Universo Feminino - A Vaidade do Espartilho ao Silicone", com mais de 50 acessórios e objetos que contam a trajetória da busca pela beleza do século XIX até a contemporaneidade; e "Nossas lendas", com pinturas da desenhista, ilustradora e escritora paranaense, Clotilde de Quadros Barros.Confira outras opções de exposições:CENTRO CULTURAL SOLAR DO BARÃO * Exposições do programa Bolsa Produção para Artes Visuais: Goto, Maikel da Maia e Maria de Lourdes Gomes (1º andar do Museu da Gravura), Cleverson Salvaro (Sala Índice), José Roberto da Silva e Luiz Rodolfo Annes (Museu da Fotografia)* Exposição "Fayga Ostrower, uma doação" (Museu da Gravura), seleção das mais significativas obras de Fayga Ostrower, entre elas uma valiosa coleção de gravuras recém-doadas ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba. Horário de 1º de Maio das 12h às 18hMEMORIAL DE CURITIBA * Salão Paranaguá (1º andar) exposição "O acervo Arthur Wischral: documentos de um olhar" apresenta parte da coleção de imagens históricas sobre Curitiba e o Paraná, produzidas com negativos em chapas de vidro pelo fotógrafo curitibano Arthur Wischral, pioneiro da fotografia documental, entre as décadas de 1910 a 1960.* Salão Paraná (2º andar) exposições do programa Bolsa Produção para Artes Visuais - individuais de Washington Silvera (2º andar Salão Paraná) e André Rigatti (3º andar Salão Brasil). A entrada é franca.Horário de 1º de Maio: das 9h às 15h.
CASA ROMÁRIO MARTINS* "Centro Histórico: Espaços do Passado e do Presente", reunindo painéis fotográficos com reproduções de imagens antigas do centro histórico da cidade, onde estão os marcos do início do povoamento e da urbanização de Curitiba. Entrada franca.Horário de 1º de Maio: das 9h às 14h.CASA ERBO STENZEL * Exposição permanente sobre a vida e a obra do escultor curitibano, autor de painéis e monumentos que compõem praças e logradouros da cidade. A casa onde ele viveu, construída no século 19, recuperada e transportada para o Parque São Lourenço, abriga hoje o acervo de obras, estudos e documentos deixados pelo artista. Entrada francaAberta normalmente das 9h às 12h e das 14h às 18h.
MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA* O Memorial abriga sete casas de troncos de madeira, que foram transferidas das antigas colônias polonesas e propicia ao visitante o contato com as tradições culturais dos imigrantes poloneses, por meio de exposição permanente de móveis e objetos, além da venda de artigos e produtos culinários típicos da etnia. Entrada franca.Aberto normalmente das 9h às 18h. MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA * O local abriga uma réplica da Igreja Ucraniana de São Miguel da cidade de Mallet (PR), transformada em um museu que remete à arte das bordadeiras, dos ceramistas e dos entalhadores do principado de Kiev, atual capital da Ucrânia Independente. Entrada franca. Aberto normalmente das 9h às 18h.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo