Em entrevista coletiva no fim da tarde deste domingo (20), o diretor médico do Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, Antônio Carlos Moraes, e o cirurgião Paulo Niemeyer informaram que o cineasta Fábio Barreto -vítima de um acidente de carro em que teve traumatismo craniano - será submetido a uma nova tomografia às 8h desta segunda-feira (21).
Segundo Niemeyer, se houver uma progressão muito grande das lesões que ele sofreu no cérebro, o cineasta poderá sofrer uma nova cirurgia. Ainda de acordo com o médico, Fábio Barreto deve permanecer em coma induzido de uma semana a dez dias.
"Pela gravidade do acidente, o quadro pode vir a piorar nas próximas 48 horas ou 72 horas, o que é normal", disse o cirurgião.
Ele voltou a dizer que o cineasta não corre risco de morte iminente neste momento. Isso, no entanto, não quer dizer que ele esteja fora de perigo: "A situação é grave".
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Fábio passou por exames de tomografia de crânio, tórax e coluna cervical, além de angiografia dos vasos do pescoço. Ele respira por aparelhos.
Fábio capotou com o carro na noite de sábado (19) na Rua Real Grandeza, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
O cineasta foi internado às 9h20 deste domingo no Copa D'Or, para onde foi transferido após ser atendido no Hospital Miguel Couto, onde, durante a madrugada, foi submetido a uma craniotomia descompressiva para tratamento de hematoma subdural agudo.
Milagre
A atriz Cristiana Oliveira, que esteve no hospital na tarde deste domingo, afirmou a jornalistas que o momento é de oração.
"Ele foi salvo. Um amigo meu que trabalha no Miguel Couto contou que, por um milagre, o hospital estava vazio e, em meia hora, ele já estava no centro cirúrgico".
Já o ex-jogador Claudio Adão, cunhado do cineasta, disse que a família está mais tranquila e que o médico deu uma esperança grande porque a cirurgia feita no Miguel Couto foi um sucesso.
Frei Betto também esteve no hospital e disse que daria assistência pastoral e uma benção à família.
Por volta das 16h deste domingo, o deputado federal Ciro Gomes e sua mulher, a atriz Patrícia Pilar, chegaram ao hospital em Copacabana. Segundo a assessoria do cineasta, Fábio Barreto estava voltando do aeroporto quando ocorreu o acidente.
Os pais dele, o cineasta Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto chegaram ao local por volta das 14h, mas não falaram com a imprensa. Fábio é irmão do também cineasta Bruno Barreto.
Guarda-vidas conta como foi acidente
O guarda-vidas Wagner Generoso, de 26 anos, que participou do resgate ao cineasta, esteve no hospital para saber sobre seu estado de saúde.
Wagner disse que estava na janela de sua casa quando viu o carro de Fábio ser fechado por outro veículo, que ele não identificou. De acordo com o guarda-vidas, Fábio perdeu o controle, atravessou a mureta divisória da Rua Real Grandeza, próximo ao Cemitério São João Batista. Após bater numa grade, ele capotou.
Filme sobre Lula e indicação ao Oscar
Fábio dirigiu o filme "Lula, o filho do Brasil". Com um orçamento de R$ 12 milhões, o longa estreia no Brasil no dia 1º de janeiro. Baseado no livro homônimo de Denise Paraná, o filme reconta a infância pobre de Lula, recria a relação com a mãe e retrata o sindicalista que mobilizava multidões. O filme estreia em janeiro e deve ocupar entre 400 e 500 salas de cinema.
Barreto também dirigiu Índia, "O quatrilho", que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e "A paixão de Jacobina".
- Lula telefona a parentes do cineasta Fábio Barreto
- Patrícia Pillar e Ciro acompanham cineasta no hospital
- Segundo boletim, estado neurológico de cineasta é grave
- Fábio Barreto sofreu várias contusões na cabeça, diz cirurgião Paulo Niemeyer
- Cineasta do filme sobre Lula sofre acidente e tem traumatismo craniano
Deixe sua opinião