Falsificadores chineses determinados a lucrar com tudo o que cerca "Homem-Aranha 3" levaram a pirataria um passo adiante, lançando cópias falsificadas de filmes diferentes em capas do "Homem-Aranha".

CARREGANDO :)

A Sony Pictures Entertainment disse na terça-feira (24) que DVDs que estão sendo vendidos na China como cópias pirateadas do muito antecipado "Homem-Aranha 3" são, na realidade, cópias do filme antecessor, "Homem-Aranha 2."

Na quinta-feira (26), camelôs estavam vendendo DVDs com capa de "Homem-Aranha 3", mostrando uma foto do herói agachado em seu figurino preto de aranha e com créditos em chinês para Tobey Maguire e Kirsten Dunst.

Publicidade

Uma cópia comprada por 10 yuans -um pouco mais de 1 dólar - veio com a observação do vendedor de que "a qualidade não é boa."

Quando exibido num toca-DVDs, o que apareceu na tela foi um telefilme de 2001 intitulado "A Maldição da Aranha", em que Dan Aykroyd faz um detetive que investiga o caso de um assassino com características de aranha.

Uma cópia comprada na terça-feira, com embalagem semelhante e aviso antipirataria na contracapa, não funcionou quando posto no aparelho de DVD.

A Sony disse em comunicado que não encontra evidências de DVDs de "Homem-Aranha 3" nas ruas chinesas ou na Internet, ressaltando a determinação de Hollywood em combater os piratas chineses que, afirmou, lhe causa bilhões de dólares em prejuízos anuais.

Os vendedores em lojas de DVDs disseram que ainda é "um pouco cedo" para ter acesso às cópias falsificadas. O filme fez sua pré-estréia mundial em Tóquio há alguns dias mas só será lançado nos cinemas americanos em 4 de maio.

Publicidade

"Aguarde alguns dias e eu terei uma cópia de boa qualidade para você", recomendou uma vendedora numa loja do bairro de Sanlitun, que abriga as embaixadas em Pequim.

A agência de notícias Xinhua disse que uma rede de produção e vendas de DVDs piratas foi encontrada numa fábrica que se fazia passar por centro de pesquisas sobre a gripe aviária, na província oriental de Jiangxi.

A idéia era manter os moradores locais afastados do local.

Nas últimas semanas a China vem reagindo a queixas feitas pelos EUA à Organização Mundial do Comércio de que ela não faz o suficiente para combater a pirataria, conduzindo eventos orquestrados em que a polícia destruiu milhões de DVDs, CDs de música e de softwares pirateados.

Vários vendedores de DVDs piratas disseram ter notado uma repressão à atividade. "Os negócios andam lentos ultimamente", disse um deles.

Publicidade