O grande prêmio Coup de Coeur, prêmio máximo do Festival Encontros de Cinemas da América Latina de Toulouse, foi atribuído neste sábado (24) ao filme mexicano "Familia Tortuga", de Rubén Imaz. "Com grande autenticidade e com uma linguagem despojada de toda intenção simbólica e discursiva, "Familia Tortuga" expressa de forma entranhada um universo de relações limites, onde o ser do cinema se manifesta com toda a sua verdade", disse o júri ao anunciar o prêmio.
O Grande Prêmio Coup de Coeur é dotado de 6.100 euros de ajuda à distribuição na França. Já o filme "Capital, todo el mundo va a Buenos Aires", do cineasta argentino Augusto González Polo, ganhou o Prêmio Descoberta do festival.
Destinado a primeiros e segundos filmes, este prêmio foi atribuído ao filme argentino por "suas qualidades de escrita e a sensibilidade com a quam é captado o desassossego de um homem e sua reconquista de identidade, tema rara vez proposto do lado masculino, o que é mais notável quando procede de uma cultura ainda muito marcada por uma tradição machista", segundo as considerações do júri.
"Capital, todo el mundo va a Buenos Aires" é o primeiro longa-metragem de ficção de González Polo, cineasta que trabalha para a televisão e é autor de vários curtas-metragens.
Deixe sua opinião