O Festival de Cinema de Veneza preparou uma homenagem aos filmes de faroeste italiano: vai exibir mais de 30 filmes que celebram a interpretação de um gênero essencialmente americano por diretores italianos, 40 anos atrás.
Os faroestes, velhos e novos, são um tema importante do festival, cuja 64ª edição oi inaugurada na quarta-feira (29).
Um filme com Brad Pitt no papel de Jesse James e o remake de "Django" dirigido por Takashi Miike competem pelo Leão de Ouro. Obras dos diretores americanos John Ford e Budd Boetticher figuram em seções especiais do festival.
Também será apresentada uma versão restaurada de "Por Um Punhado de Dólares", de Sergio Leone - o clássico de 1964 feito com orçamento pequeno que virou sucesso mundial e lançou o ciclo dos chamados "spaghetti westerns" - nome dos faroestes italianos.
Inspirado por uma história de samurais do diretor japonês Akira Kurosawa, o primeiro filme da chamada "Trilogia do Dólar" de Leone é visto como responsável por reinventar o gênero do western, numa época em que o western americano tradicional estava perdendo força.
O filme transformou Clint Eastwood, até então um ator de televisão pouco conhecido, em astro internacional e ajudou a influenciar gerações de cineastas, dentro e fora dos Estados Unidos.
"Sem os spaghetti westerns, uma grande parte do cinema italiano não existiria, e Hollywood não seria a mesma", disse o diretor Quentin Tarantino, que preside a seção do festival dedicada ao gênero.
A versão restaurada de "Por Um Punhado de Dólares", que será exibida em Veneza, é um retorno à versão original do filme, com os créditos de abertura mostrando os pseudônimos americanos dos membros não americanos do elenco e da equipe técnica, adotados para disfarçar as verdadeiras origens do filme, que foi rodado na Itália e Espanha.
Sergio Leone, que dirigiu um elenco de italianos, alemães, espanhóis e apenas um americano - Eastwood -, aparece nos créditos como "Bob Robertson".
Além do filme de Leone, serão exibidos em Veneza 32 títulos, a maioria de diretores italianos menos conhecidos.
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