Quem esperou a noite de domingo para poder ver pela televisão a banda Pearl Jam se apresentar no Lollapalooza Brasil 2013 precisou enfrentar a frustração: a banda, que já segue a política de não liberar a transmissão de seus shows em festivais, não cedeu ao canal pago Multishow, que exibiu os três dias de festival e divulgou amplamente em sua programação que contaria também com a banda americana na grade.
A palavra "decepção" foi a mais proferida pelos fãs na página oficial do Facebook do Pearl Jam. Eram mais de 2 mil comentários no post sobre o show no país, além da hashtag #queropearljamnomultishow.
Muitos fãs fizeram, inclusive, cálculos nos comentários mostrando o quanto precisariam desembolsar para ir ao festival: só o ingresso para um dia custava R$ 350, fora gastos com transporte e alimentação. A maioria questionou, ainda, a postura da banda, levando em consideração a briga que o Pearl Jam trava, há anos, com a gigante do ramo de venda de ingressos nos Estados Unidos, a Ticketmaster. Eles acusam a empresa de inflacionar o valor das entradas.
Mesmo com a enxurrada de comentários, nenhuma explicação foi dada pela banda, nem no Facebook ou no site oficial. Além disso, o terceiro dia do Lollapalooza, que reuniu 60 mil pessoas, foi o único em que todos os ingressos foram vendidos. Logo, quem não se antecipou não teve nem chance de comprar a entrada, e esperava ver o Pearl Jam pelo menos na televisão.
Multishow
O canal pago, que transmitiu ao vivo os principais shows do Lollapalooza, divulgou durante dias que exibiria não só o festival, como fez chamadas específicas em sua programação sobre a apresentação do Pearl Jam. No entanto, no final da tarde de domingo, o canal informou que não realizaria a exibição. Em nota, a assessoria de imprensa do Multishow disse apenas que "mesmo com todos os esforços de negociação do Multishow, o Pearl Jam, que segue a política de não liberar a transmissão de seus shows em festivais, não abriu exceção no caso do Lollapalooza Brasil." O canal não explicou o porquê da divulgação da transmissão mesmo sem a negociação fechada, e se essa exibição estava prevista em contrato. A assessoria de imprensa do festival foi procurada, mas não respondeu aos contatos até o fechamento desta edição.