Com A Lenda dos Guardiões, chegou a vez de as corujas serem heroínas em um longa metragem para crianças| Foto: Divulgação

Chova ou faça sol, o programa para os pais com filhos pequenos está garantido neste Dia das Crianças. Há nove filmes para o público infantil em cartaz em Curitiba, além de Avatar, que faz sucesso entre os maiorzinhos. A leva deste ano, além de generosa na quantidade, tem muita coisa de ótima qualidade, o que demonstra a força do cinema feito para este público.

CARREGANDO :)

Entre os filmes que já estão em cartaz há algum tempo, alguns são imperdíveis (Meu Malvado Favorito, Shrek para Sempre, Toy Story 3). Entre as estréias também há boas opções. A Lenda dos Guardiões (veja trailer, fotos e horários das sessões), do mesmo diretor de 300 (Zack Snider), parte de uma trama adulta para fazer uma fábula para crianças a partir das figuras simpáticas dos animais. Um grupo de corujas decide que sua raça é superior e cria uma espécie de bomba para controlar todas as outras. Para formarem um exército, sequestram filhotes que passam por uma lavagem cerebral e são transformados em soldados. Em meio à batalha que se segue, aparece o confronto entre dois filhotes da mesma ninhada que optam por ficar em lados diferentes do confronto. Parece uma temática adulta demais? E é mesmo, mas a história é contada com ênfase no carisma das corujinhas, na aventura e na vontade de aprender (a voar, a planar durante uma tempestade, a vencer o medo) e por isso funciona bem com o público infantil. Ainda que tenha cenas obviamente pensadas para os recursos do 3D, A Lenda dos Guardiões funciona bem quando visto no formato tradicional.

Cinema nacional

Publicidade

Filme brasileiro feito com capricho, Eu e Meu Guarda-Chuva (veja trailer, fotos e horários das sessões), da Conspiração Filmes, foge do padrão das produções brasileiras para criança ao investir em um roteiro com elementos de terror e um clima quase surrealista. O roteiro é baseado no livro homônimo do Titã Branco Mello e do ator e diretor Hugo Possolo, um dos criadores do grupo Parlapatões. Rodado parte no colégio Sion, em São Paulo, e parte na Hungria, Eu e Meu Guarda-chuva conta a história de três amigos que vão conhecer o prédio de sua nova escola. A única menina do grupo é sequestrada pelo que parece ser um fantasma malvado e o menino Eugenio (Lucas Cotrin) tenta salvá-la usando a arma de que dispõe, o guarda-chuva que herdou do avô. Novamente, o que está por trás da trama ágil são os medos infantis e o amadurecimento que vêm quando eles são encarados e vencidos.

Para as crianças menores, há o japonês Ponyo, uma Amizade Que Veio do Mar (veja trailer, fotos e horários das sessões) e Nanny McPhee e as Lições Mágicas (veja trailer, fotos e horários das sessões). Este último, segundo filme sobre a babá que usa magia para "domar" crianças levadas, traz a tradição dos filmes ingleses para crianças, inteligentes e divertidos, e, mais uma vez, a perfeita interpretação de Emma Thompson.