Chova ou faça sol, o programa para os pais com filhos pequenos está garantido neste Dia das Crianças. Há nove filmes para o público infantil em cartaz em Curitiba, além de Avatar, que faz sucesso entre os maiorzinhos. A leva deste ano, além de generosa na quantidade, tem muita coisa de ótima qualidade, o que demonstra a força do cinema feito para este público.
Entre os filmes que já estão em cartaz há algum tempo, alguns são imperdíveis (Meu Malvado Favorito, Shrek para Sempre, Toy Story 3). Entre as estréias também há boas opções. A Lenda dos Guardiões (veja trailer, fotos e horários das sessões), do mesmo diretor de 300 (Zack Snider), parte de uma trama adulta para fazer uma fábula para crianças a partir das figuras simpáticas dos animais. Um grupo de corujas decide que sua raça é superior e cria uma espécie de bomba para controlar todas as outras. Para formarem um exército, sequestram filhotes que passam por uma lavagem cerebral e são transformados em soldados. Em meio à batalha que se segue, aparece o confronto entre dois filhotes da mesma ninhada que optam por ficar em lados diferentes do confronto. Parece uma temática adulta demais? E é mesmo, mas a história é contada com ênfase no carisma das corujinhas, na aventura e na vontade de aprender (a voar, a planar durante uma tempestade, a vencer o medo) e por isso funciona bem com o público infantil. Ainda que tenha cenas obviamente pensadas para os recursos do 3D, A Lenda dos Guardiões funciona bem quando visto no formato tradicional.
Cinema nacional
Filme brasileiro feito com capricho, Eu e Meu Guarda-Chuva (veja trailer, fotos e horários das sessões), da Conspiração Filmes, foge do padrão das produções brasileiras para criança ao investir em um roteiro com elementos de terror e um clima quase surrealista. O roteiro é baseado no livro homônimo do Titã Branco Mello e do ator e diretor Hugo Possolo, um dos criadores do grupo Parlapatões. Rodado parte no colégio Sion, em São Paulo, e parte na Hungria, Eu e Meu Guarda-chuva conta a história de três amigos que vão conhecer o prédio de sua nova escola. A única menina do grupo é sequestrada pelo que parece ser um fantasma malvado e o menino Eugenio (Lucas Cotrin) tenta salvá-la usando a arma de que dispõe, o guarda-chuva que herdou do avô. Novamente, o que está por trás da trama ágil são os medos infantis e o amadurecimento que vêm quando eles são encarados e vencidos.
Para as crianças menores, há o japonês Ponyo, uma Amizade Que Veio do Mar (veja trailer, fotos e horários das sessões) e Nanny McPhee e as Lições Mágicas (veja trailer, fotos e horários das sessões). Este último, segundo filme sobre a babá que usa magia para "domar" crianças levadas, traz a tradição dos filmes ingleses para crianças, inteligentes e divertidos, e, mais uma vez, a perfeita interpretação de Emma Thompson.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
STF decide hoje o futuro da liberdade na Internet; acompanhe o Sem Rodeios