Juliane Moore (ao centro), no set de filmagens em Montevidéu| Foto: AFP/Gazeta do Povo

A primeira imagem de "Ensaio sobre a cegueira" (Blindness), o novo filme de Fernando Meirelles, surgiu na internet, em fóruns de discussão sobre o filme no IMDB (The Internet Movie Database) e blogs de aficcionados por cinema.

CARREGANDO :)

A foto mostra Julianne Moore caracterizada como a protagonista do filme. Ela é a mulher de um médico e é a única pessoa que inexplicavelmente escapa da epidemia de cegueira branca que afeta a todos os moradores de uma cidade.

O cineasta Fernando Meirelles está filmando seu novo filme em Montevidéu, no Uruguai, desde o o último sábado (15). A atriz Juliane Moore e o ator Danny Glover estão na cidade participando das filmagens.

Publicidade

"Ensaio sobre a cegueira" é o quinto longa-metragem do diretor brasileiro, cujos filmes anteriores, "Cidade de Deus" (2002) e "O jardineiro fiel" (2004), já receberam oito indicações para o Oscar, inclusive de melhor diretor. O diretor passará seis dias filmando em Montevidéu.Baseado na obra que fez de José Saramago um Nobel em literatura, em 1998, o filme será finalizado no Brasil. Além de Julianne Moore e Danny Glover, fazem parte do elenco os atores Mark Ruffalo e Gael García Bernal, entre outros. A trama se passa em torno de uma inexplicável epidemia de cegueira que gera um caos generalizado e faz surgir o que de mais primitivo o ser humano carrega consigo.

Meirelles iniciou as gravações de "Ensaio sobre a cegueira" no Canadá, em Guelph, cidade que fica a uma hora de Toronto, no dia 24 de agosto deste ano. Para a filmagem no Uruguai uma rua da Cidade Velha, zona antiga de Montevidéu foi totalmente remodelada, para parecer uma cidade européia. Cerca de 300 figurantes uruguaios das cenas, onde interpretam cegos que saqueam a cidade em busca de comida, refúgio e proteção, devido a epidemia inexplicável de cegueira que atingiu a população.

Acompanhe o processo de produção do filme no blog criado por Meirelles.

Veja também
  • Estudantes de cinema tiram sorte grande e vão trabalhar em megaprodução de Meirelles