• Carregando...
Obra de Marilene Zanchet é uma das presentes na coletânea Pinheiros | Imagens: Reprodução
Obra de Marilene Zanchet é uma das presentes na coletânea Pinheiros| Foto: Imagens: Reprodução

Serviço

Veja o serviço completo da exposição "Pinheiros" no Guia Gazeta do Povo

Localizado em uma casa centenária em pleno Centro Histórico de Curitiba, o Solar do Rosário não poderia ser outra coisa que não um centro cultural: além da construção de arquitetura eclética, com características neoclássicas e balaustrada do Renascimento inglês, o que, por si só, já é uma atração, a mansão foi propriedade do historiador e intelectual Newton Carneiro e sede do Instituto Goethe. Nesse ano, o Solar comemora 20 anos e entre as comemorações está o lançamento da exposição e reedição do livro Pinheiros, que ocorre neste domingo, às 11 horas.

"A casa tem uma vocação irresistível para a cultura. Ela está em um local privilegiado", ressalta a diretora do espaço, Regina Casillo, que batizou o local por conta da Igreja do Rosário.

Foi Regina a responsável pela primeira edição do livro (lançado em 2006) e pela ampliação da publicação: foram reunidos trabalhos de 23 artistas paranaenses (eram 14 na primeira) ou que vivem e trabalham no estado, com obras que fazem referência a um dos maiores símbolos do Paraná: a araucária. "Pela minha vivência de tantos anos nas salas do Solar, senti que as pessoas queriam algo que falasse sobre elementos nossos. Por isso pensamos nessa coletânea." Obras de Jair Mendes, Marilene Zanchet e Tereza Koch são algumas das presentes no livro, e que retrataram o pinheiro não somente de forma literal. "Buscamos reunir várias concepções", diz Regina.

Festa

Além de Pinheiros, ao longo de 2012, o Solar do Rosário sediará eventos na área de música e literatura, como o Abril de Shakespeare e a reedição neste ano do livro A Arte de Romero Brito, com presença do artista que foi tema de escola de samba no último carnaval carioca. "Somos extremamente gratos em trabalhar com arte e cultura. Queremos que esse seja um ano marcante", salienta a diretora.

Serviço:

Pinheiros custa R$ 30 e pode ser adquirido no local. A entrada para a mostra é gratuita. Mais informações no roteiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]