Bailarinos unem forças
Para garantir que o Balé Teatro Guaíra mantenha seu prestígio, bailarinos da formação atual criaram, em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG). Hoje, a organização não-governamental conta com cerca de 200 associados entre funcionários do próprio teatro, bailarinos e apoiadores diversos.
"Resolvemos unir forças e buscar apoio do governo e da iniciativa privada para dar maior visibilidade à companhia", explicou Jorge Schneider, diretor da ABABTG.
Em 2008, a associação realizou dois eventos: um festival de dança para novos coreógrafos e uma mostra de dança que envolveu 13 academias de Curitiba e que, em 2009, se expandiu para outras cidades.
Grupos de 20 cidades virão à Curitiba em setembro participar da fase final. "Essas ações também são uma forma de identificarmos novos talentos", destacou Schneider. (ASP)
Boa parte dos bailarinos, ex-bailarinos, diretores e ex-diretores do Balé Teatro Guaíra e do Centro Cultural Teatro Guaíra, personalidades do mundo da dança, autoridades, além de pessoas que apoiaram a companhia, vão se reunir em Curitiba hoje para comemorar os 40 anos do Balé Teatro Guaíra, criado em 12 de maio de 1969. Serão dois eventos: uma integração pela manhã no Teatro Guaíra e uma solenidade seguida de um coquetel no Estação Embratel Convention Center à noite. Bailarina do grupo desde 1976, Eleonora Greca é a responsável pela organização das festividades, que devem reunir 400 pessoas e integrar gerações que foram importantes para a história da companhia. "Optamos por fazer o evento em agosto, pois é época de férias na Europa e nos Estados Unidos. Dessa forma, garantimos que um número maior de convidados esteja presente", explicou.
Os bailarinos e ex-diretores do teatro serão recepcionados pela manhã na sala de balé do Teatro Guaíra. Em seguida, farão um passeio pelo teatro, onde vão visitar a exposição de figurinos e adereços utilizados desde os primeiros espetáculos.
"Esse grande encontro era um desejo de todos os bailarinos. Uma companhia de balé não é somente trabalho, é uma grande família. A dança está na alma de todas essas pessoas", disse Eleonora.
A partir das 20 horas, a comemoração continua no piso Portinari do Estação Embratel Convention Center. A apresentação de um texto e de um vídeo com fotos e imagens da companhia vai abrir o evento. O diretor do Teatro Guaíra no ano em que o corpo de balé foi fundado, Otávio Ferreira da Silva, e o professor René Dotti, grande incentivador do grupo, vão fazer pronunciamentos sobre a trajetória e a importância do Balé Teatro Guaíra. Um trecho do balé Romeu e Julieta será apresentado e, na sequência, os bailarinos subirão ao palco e serão homenageados.
"É muito emocionante reunir tantas pessoas responsáveis pelo prestígio conseguido pela companhia. Principalmente por que essa é uma parte de uma história que não acaba aqui. Precisamos do apoio dessas pessoas para manter a força dessa instituição cultural do estado do Paraná ", finalizou Eleonora.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo