• Carregando...

O fim de semana em Curitiba conta com duas das melhores opções do ano quando o assunto é festa popular. No Centro da cidade, a tradicional Festa da Ordem oferece muito artesanato, comidas típicas e brincadeiras para a população que resolver dar uma passadinha, enquanto o Mercado Municipal sedia a 2.ª edição do Festival da Primavera Oriental, no qual exposições, apresentações musicais, palestras e gastronomia da melhor qualidade estão programadas.

Se as atividades e as opções oferecidas são semelhantes nas duas festividades, a duração de cada uma difere e possibilita que o curitibano compareça a ambas.

Festa da Ordem

Pelo menos 135 instituições sociais do Paraná participam neste ano da Festa da Ordem, que começou na sexta-feira e vai até domingo (17). Aos 150 mil visitantes esperados será oferecida uma grande diversidade de barracas que comercializam artesanato, comidas típicas e brincadeiras. A novidade dessa vez é o aumento no número de barracas de fora da capital. Entre as muitas opções de diferentes cidades do estado estão os bordados de Jundiaí do Sul, o barreado de Antonina, o artesanato de folhas de bananeira de Morretes, as louças de Campo Largo, e o artesanato com esculturas de madeira de mangue de Guaraqueçaba.

Neste sábado, às 19h30, o padre Reginaldo Manzotti reza missa com a banda Evangelizar e às 21h30 acontece a apresentação da dupla sertaneja Willian e Renan, que começou a carreira na festa.

Domingo de bênção

No domingo é a vez da tradicional bênção dos animais, às 11h30. Entre as atrações, destaque para as barracas instaladas no Memorial de Curitiba. No local haverá um recanto de atrações para crianças, com jogos infantis, e um grande bazar de importados, com tvs, videogames, DVDs, perfumes e cosméticos. Há ainda uma barraca de artesanato paranaense das ilhas do Paraná, com esculturas de caixeta, violas e rabecas de fandango, além dos papagaios de cara roxa de Superagüi, e o artesanato de Castro.

A Festa da Ordem ocorre há 29 anos. A primeira edição tinha apenas 12 barracas e foi feita para arrecadar fundos para a reforma da Igreja da Ordem.

Festival da Primavera Oriental

O 2.º Festival da Primavera Oriental começou na quinta-feira, dentro das instalações do Mercado Municipal de Curitiba. Até a próxima terça-feira (19) serão promovidas exposições, apresentações musicais, palestras e festival de gastronomia no local. Para este fim de semana está programada a realização de uma Oficina de Mangá e um ciclo de cinema japonês.

Os filmes, selecionados pela Cinemateca de Curitiba e pelo Consulado do Japão, serão exibidos no local. O espaço reservado para a projeção tem 50 lugares. As sessões acontecem neste sábado e domingo a partir das 10h30. O ingresso para os filmes é um quilo de alimento.

Confira a programação de filmes:

Sábado (16)10h30 – "Filho Único" (1938, 84 min)14h – "Depois da Chuva" (1999, 87 min)16h – "As Irmãs Makioka" (1983, 140 min)

Domingo (17)10h30 – "Época de Garoto" (1990, 117 min)

Serviço:

Festa da Ordem. Largo da Ordem – Centro de Curitiba. Horário de funcionamento: as barracas abrem nesta sexta, a partir das 18h, e sábado e domingo, das 9h à meia noite.

Festival da Primavera Oriental. Mercado Municipal de Curitiba (Avenida 7 de Setembro, 1865). Horário de funcionamento: segunda-feira das 6h às 14h; terça-feira a sábado das 6h às 18h; domingo das 8h às 15h – das 13h às 15h, exclusivamente a Praça da Alimentação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]