Outubro é o mês do chope e de Nossa Senhora Aparecida. Pelo menos é o que se pode perceber no roteiro de festas populares paranaenses programadas para o mês que está começando. O Tanabata Matsuri, em Assaí, Norte do estado, e o Camacho, em Pontal do Paraná, no litoral, são as festas que abrem o mês, mas há muitas outras festividades. Estão programadas quatro festas alemãs e diversas romarias e celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de pelo menos 35 municípios paranaenses.
O 7.º Tanabata Matsuri de Assaí acontece até domingo (2) na sede da Sociedade Amigos de Assai SAMA, o clube japonês. Durante o evento estão programadas oficinas de origami, apresentações de danças, grupos de música e comida típica. O festival celebra o encontro das estrelas Altair e Vega, que segundo uma antiga lenda chinesa representam a princesa Orihime e seu eleito que não puderam concretizar seus sonhos em vida. Quem participa do evento tem direito a escrever seus desejos e depositar no "Tanzaku".
Em Pontal do Paraná tem início o 10.º Camacho Festa do Camarão e do Chope. A festa acontece na área em frente ao Clube de Campo Santa Mônica, em Praia de Leste, onde foram montados restaurantes, barracas e palco. A festa prossegue até o dia 9 com shows de bandas, concurso de rainha do Camacho e bingo, entre outras atividades.
Música de tambores abriu o Tanabata Matsuri
Confira onde vão acontecer as festas
Festa Populares do Paraná estão registradas em livro
Saiba quando acontecem as festas
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Deixe sua opinião