Outubro é o mês do chope e de Nossa Senhora Aparecida. Pelo menos é o que se pode perceber no roteiro de festas populares paranaenses programadas para o mês que está começando. O Tanabata Matsuri, em Assaí, Norte do estado, e o Camacho, em Pontal do Paraná, no litoral, são as festas que abrem o mês, mas há muitas outras festividades. Estão programadas quatro festas alemãs e diversas romarias e celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de pelo menos 35 municípios paranaenses.
O 7.º Tanabata Matsuri de Assaí acontece até domingo (2) na sede da Sociedade Amigos de Assai SAMA, o clube japonês. Durante o evento estão programadas oficinas de origami, apresentações de danças, grupos de música e comida típica. O festival celebra o encontro das estrelas Altair e Vega, que segundo uma antiga lenda chinesa representam a princesa Orihime e seu eleito que não puderam concretizar seus sonhos em vida. Quem participa do evento tem direito a escrever seus desejos e depositar no "Tanzaku".
Em Pontal do Paraná tem início o 10.º Camacho Festa do Camarão e do Chope. A festa acontece na área em frente ao Clube de Campo Santa Mônica, em Praia de Leste, onde foram montados restaurantes, barracas e palco. A festa prossegue até o dia 9 com shows de bandas, concurso de rainha do Camacho e bingo, entre outras atividades.
Música de tambores abriu o Tanabata Matsuri
Confira onde vão acontecer as festas
Festa Populares do Paraná estão registradas em livro
Saiba quando acontecem as festas
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”