![Festival de Berlim festeja produção sul-americana La Teta Asustada: história de uma jovem que tenta superar o trauma de um abuso | Fotos/Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2009/02/08f586343bf4306e492942053abb55df-gpLarge.jpg)
Vencedores
Confira abaixo os principais premiados da Berlinale 2009:
> Urso de Ouro de melhor longa-metragem: La Teta Asustada, de Claudia Llosa (foto) (Peru).
> Grande prêmio do júri: Everyone Else, de Maren Ade (Alemanha), e Gigante, de Adrián Biniez (Argentina/Uruguai)
> Diretor: Asghar Farhadi (About Elly, Irã)
> Atriz: Birgit Minichmayr (Everyone Else)
> Ator: Sotigui Kouyate (London River, Reino Unido)
Rio de Janeiro - A realidade sul-americana continua fazendo sucesso na Alemanha. Depois da vitória do brasileiro Tropa de Elite em 2008, neste ano foi a vez de um filme peruano ficar com o prêmio máximo no tradicional Festival de Berlim. La Teta Asustada, segundo longa-metragem da diretora Claudia Llosa, ganhou o Urso de Ouro, com a história de uma jovem que tenta superar o trauma do abuso cometido contra sua mãe durante os anos de terrorismo do Peru.
Foi a primeira vez que um longa peruano participou do Festival de Berlim. O prêmio foi entregue a Claudia, sobrinha do escritor Mario Vargas Llosa, pela atriz inglesa Tilda Swinton, presidente do júri. "Ainda estou em choque. Você não pode imaginar como estou me sentindo feliz neste momento. É como se o tempo estivesse parado", disse.
Outro filme sul-americano a se destacar no festival foi Gigante, estreia em longas-metragens do cineasta argentino Adrian Biniez, sobre um segurança de um supermercado uruguaio que fica obcecado por uma colega de trabalho. Ele dividiu o Grande Prêmio do Júri com o filme alemão Everyone Else, da diretora Maren Ade. Gigante também foi escolhido o melhor filme de um estreante e ainda recebeu o troféu Alfred Bauer, dado para filmes inovadores (também dividindo o prêmio, desta vez com Sweet Rush, do celebrado diretor polonês Andrzej Wajda).
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião