Filmes da competição principal do Festival de Cannes
Veja a seguir a lista dos filmes na competição principal, listados ao lado de seus diretores.
Filme de abertura:
Up - Altas Aventuras, de Peter Docter (não está na competição)
***
Los Abrazos Rotos, de Pedro Almodovar
Fish Tank, de Andrea Arnold
Un Prophète, de Jacques Audiard
Vincere, de Marco Bellocchio
Bright Star, de Jane Campion
Map of the Sounds of Tokyo, de Isabel Coixet
A L´Origine, de Xavier Giannoli
Das Weisse Band, de Michael Haneke
Taking Woodstock, de Ang Lee
Looking for Eric, de Ken Loach
Chun Feng Chen Zui De Ye Wan, de Lou Ye
Kinatay, de Brillante Mendoza
Enter the Void, de Gaspar Noe
Bak-Jwi, de Park Chan-Wook
Les herbes folles, de Alain Resnais
The Time That Remains, de Elia Suleiman
Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
Vengeance, de Johnnie To
Visage, de Tsai Ming-Liang
Antichrist, de Lars von Trier
***
Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen (não está na competição)
O Festival de Cinema de Cannes começa na quarta-feira com a comédia de animação em 3D Up, mas, com os estúdios reduzindo suas despesas em função da recessão, o clima de otimismo no evento cinematográfico célebre por sua extravagância corre o risco de desaparecer em pouco tempo.
"Como todos os setores econômicos, estamos tendo que tomar muito cuidado", disse Michael Barker, co-presidente da Sony Pictures Classics. "Todo o mundo tem receios," acrescentou, ressalvando, porém, que serão fechados negócios mesmo assim.
Destacando a importância crescente do 3D, a cerimônia de abertura vai deslanchar 12 dias de exibições de filmes, entrevistas, tapetes vermelhos e festas no resort francês, que costuma atrair muitas das figuras mais glamurosas e poderosas do mundo do cinema.
Brad Pitt é aguardado em Cannes com o drama da 2ª Guerra Mundial Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, que será um dos 20 filmes da competição principal disputando a Palma de Ouro de melhor filme quando o festival chegar ao fim, em 24 de maio.
A competição também inclui Los Abrazos Rotos, de Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz, Looking for Eric, de Ken Loach, estrelado pelo ex-astro do futebol francês Eric Cantona, e o terror Anticristo, de Lars von Trier.
Jane Campion, que levou a Palma de Ouro em 1993 com O Piano, levará ao festival Bright Star, baseado no romance entre o poeta do século 19 John Keats e Fanny Brawne.
Outros destaques incluem Taking Woodstock, de Ang Lee, sobre o festival de rock, e Spring Fever, de Lou Ye, com o qual o cineasta desafiou a proibição de fazer cinema por cinco anos que lhe foi imposta pela China em função de seu filme anterior, Summer Palace, também exibido em Cannes.
Fora da competição principal, é Terry Gilliam quem provavelmente levará o maior filme a Cannes. The Imaginarium of Doctor Parnassus inclui o último papel feito pelo falecido ator australiano Heath Ledger, que teve que ser concluído por Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
Centenas de outros filmes serão exibidos fora da competição principal, muitos deles na feira que ocorrerá ao longo do festival e que reforça a importância de Cannes no mundo do cinema.
Os negócios continuarão a ser feitos, assim como as festas vão continuar, mas os participantes prevêem que o clima será mais contido que nos últimos anos.
No lado positivo da moeda, os estúdios de Hollywood estão tendo um ótimo ano nas bilheterias, apesar da recessão global, e a relativa força do dólar vai elevar o poder de compra.
Mas a perspectiva de um arrocho prolongado do crédito, somada à queda nas vendas de DVDs e da publicidade, vai lançar uma sombra sobre Cannes, tanto sobre seus negócios quanto sobre a diversão.