O Festival de Cinema de Cannes, que será aberto nesta quarta-feira (16), contará com um delicado equilibro entre o mais profundo cinema de autor, com Michel Haneke, David Cronenberg e Carlos Reygadas, e o glamour das estrelas, caso de Nicole Kidman, Robert Pattison, Marion Cotillard e Sean Penn.
Em seu 65º aniversário, Cannes celebra sua festa com muito glamour. O cartaz oficial da edição, por exemplo, traz uma bela foto de Marilyn Monroe soprando a velinha de um bolo. Além da rigorosa seleção na mostra competitiva, o festival também destacará filmes para todos os gostos e estrelas de todos os tipos, que não serão apresentadas somente em filmes.
Esse é o caso de Sean Penn, que será protagonista de um evento especial que arrecadará fundos para o Haiti, enquanto o estilista italiano Giorgio Armani aparece como mestre de cerimônias desta mesma atração.
Armani também não será o único estilista que marcará presença em Cannes, já que o francês Jean-Paul Gaultier aparece como um dos escolhidos para compor o júri presidido por Nanni Moretti, assim como Diane Kruger, Ewan McGregor e Alexander Payne.
A maioria das estrelas chegará a Cannes para apresentar seus últimos trabalhos, seja dentro ou fora da competição. Com 12 dias na programação, o festival transformará essa localidade francesa no centro das atenções do cinema mundial.
O festival, que será inaugurado com a exibição do filme "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson, destacará inúmeras estrelas em seu tapete vermelho - como o hollywoodiano Bruce Wilis, protonista deste filme. Bill Murray, Edward Norton e Frances McDormand também estão neste elenco.
O ator Brad Pitt será um dos destaques mais esperados da segunda semana, quando entrará em cena com "Killing Them Softly", um thriller que também conta com a participação de James Gandolfini e Ray Liotta. A única dúvida neste caso é saber se o ator estará acompanhado por sua esposa, Angelina Jolie.
Nicole Kidman, Zac Efron, Marion Cotillard, Kylie Minogue, Robert Pattinson e Kristen Stewart também são aguardados em Cannes, embora o casal vampiresco esteja representando filmes diferentes.
Para mostrar que o cinema não é só feito de brilho e de tapete vermelho, o Festival de Cannes ainda preparou um programa especifico na seção oficial com nomes de peso.
Um dos mais esperados é o austríaco Michael Haneke, que ganhou a Palma de Ouro em 2009 com "A fita branca". Agora, ele volta ao festival com "Amour", um filme protagonizado por Isabelle Huppert e Jean-Louis Trintignant.
Após "Gosto de Cereja", o iraniano Abbas Kiarostami, com "Like Someone in Love", buscará sua segunda Palma de Ouro, assim como o britânico Ken Loach com o filme "The Angels' Share". Anteriormente, Loach já havia sido premiado com "Ventos da Liberdade".
Na mesma situação se encontra o romeno Cristian Mungiu, que após conquistar a crítica e o público com "4 meses, 3 semanas, 2 dias", chega a Cannes com "Beyond the Hills", enquanto o canadense David Cronenberg e o dinamarquês Thomas Vintenberg buscam ainda disputam a primeira Palma.
Cronenberg competirá com "Cosmopolis", uma adaptação do livro de Don DeLillo, que destaca Robert Pattinson, Juliette Binoche, Paul Giamatti, Samantha Morton e Mathieu Amalric no elenco.
Já Vintenberg concorre com "Jagten", um drama rodeado de neve e no qual a sobrevivência é a única chave. Essa mesma temática também é observada em "De rouille et d'les", de Jacques Audiard, que adapta relatos de Craig Davidson e traz Marion Cotillard como protagonista.
"Lawless", do australiano John Hillcoat, também destaca muitas estrelas em seu elenco, como Shia Labeouf, Jessica Chastain e Mia Wasikowska, enquanto "The Paperboy", do americano Lee Daniels, conta com Nicole Kidman, Zac Efron, Matthew McConaughey e John Cusak.
"Holy Motors", do francês Leos Carax, também se destaca dentro deste quesito ao apresentar duas das estrelas mais esperadas para esta edição: Eva Mendes e a cantora Kylie Minogue.
O filme do diretor brasileiro Walter Salles, intitulado "Pé na Estrada" - uma adaptação do livro de Jack Kerouac -, também conta com um elenco de peso, com Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Amy Adams e Alice Braga, que, por sua vez, estrela o cartaz de divulgação do longa.
O mexicano Carlos Reygadas, que ganhou o Prêmio do Júri com "Luz Silenciosa" em 2007, volta a Cannes com "Post Tenebras Lux".
Fora da competição, o festival destaca "Io e te", de Bernardo Bertolucci, e a terceira parte da série de animação "Madagascar".
Como não é só de cinema que vive Cannes, o festival também contará com inúmeras festas, benéficas ou propagandistas, e fãs à caça de autógrafos, os quais percorrerão a calçada da Croisette a qualquer hora do dia e da noite atrás de seus atores favoritos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada