Fátima Ortiz dirige espetáculo que leva 11 crônicas de amor do escritor Roberto Gomes,colunista do Caderno G, para o palco| Foto: Divulgação/Arquivo/Gazeta do Povo

Com a experiência bem sucedida da Mostra de Cinema Brasileiro e Latino, realizada em 2005, acontece este ano o 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, em Curitiba no período de 5 a 11 de outubro. O evento terá mostra competitiva de filmes de longa e curta-metragem, oficinas e exibição de filmes de origem africana e árabe, em um evento paralelo: "Mostra de Cinema do Oriente".

CARREGANDO :)

Entre as atividades gratuitas que vão acontecer durante o 2º Festival, estão previstas oficinas ministradas pelo crítico italiano Adriano Aprá e pelo diretor de documentários Evaldo Mocarzel, entre outras. A inscrições já podem ser feitas.

Oficineiros

Publicidade

Crítico e historiador de cinema italiano, Aprá será o responsável pelo seminário "Rossellini e a Multimidialidade", com o objetivo de mostrar como, há 30 anos, o diretor Roberto Rossellini colocou em evidência a idéia moderna de cinema e televisão, e da mídia em geral, através de seus filmes. Para ilustrar as características intertextuais e multimídias do cinema de Rossellini, serão exibidos trechos de clássicos como "Paisá" (1946), "Europa 51" (1952), "Índia, mãe terra" (1957-59), "Viagem à Itália" (1961) e "Cartesius" (1973), entre outros. As aulas da oficina serão no dia 10, a partir das 9 horas.

Já a oficina ministrada por Evaldo Mocarzel será baseada em experimentações e conceitos do documentarismo. Referência no assunto, Mocarzel é diretor de sete elogiados documentários: "À Margem da Imagem"," Mensageiras da Luz – Parteiras da Amazônia", "Do Luto à Luta", "À Margem do Concreto", "Jardim Ângela" (em competição no Festival), "Brigada Pára-quedista" e "BR-3". Nesta oficina, serão duas aulas com três horas cada, nos dias 9 e 11, a partir das 9h.

Programação

Para completar a programação, no dia 11, às 14h, haverá um Fórum de Debates sobre a cultura do Oriente e do Ocidente inserida no cinema, com a participação de Fernando Severo (diretor), Gehad Ismail Hajar (membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Jom Tob Azulay (diretor e diplomata) e Zelito Viana (diretor e produtor). Integrará o Fórum, ainda, o diretor francês Pascal Privet, que organiza o "Rancontre de Cinema Manosque", um importante encontro de diretores que está em sua 20ª edição na França. Por meio do contato com Privet, que virá pela primeira vez ao Brasil para participar do evento, os curadores internacionais do festival, Vera de Paula e Zelito Viana, selecionaram os filmes da Mostra de Cinema do Oriente.

Os interessados em participar, tanto das oficinas, quanto do Fórum de Debates, devem se inscrever pelo site do festival: www.festivaldecinema.pr.gov.br, com antecedência. A promoção é do Governo do Paraná através da Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV do Paraná – CINETVPR.

Publicidade