Com a presença de vários artistas e diretores de cinema, começa nesta sexta-feira (5), o 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino. Com mostras competitivas para filmes de longa e curta-metragem, o evento tem uma intensa programação até o próximo dia 11 (quinta-feira), no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Nomes como Luciano Szafir, Roberto Farias, Jorge Pontual, Claudia Alencar, Zelito Viana, Vera de Paula e Mônica Carvalho confirmaram presença na abertura do evento, marcada para às 20 horas desta sexta-feira, no auditório Poty Lazarotto, no MON. Após a abertura solene, haverá a exibição exibição do filme "Ferreira Gullar, A Necessidade da Arte", de Zelito Viana. Na seqüência terá início as mostras competitivas, primeiro de curta-metragem, com a exibição dos seguintes títulos: "Pax" (PR), "Amélio, O homem de verdade" (RJ), "Joyce" (SP), "Dia de Folga" (DF); e às 21h, o primeiro longa-metragem da competição "Querô", de Carlos Cortez.
No dia seguinte à exibição de cada filme da mostra competitiva, haverá um debate com a presença do diretor e do elenco do mesmo, sempre às 11h, no salão de eventos do Museu. As mostras competitivas vão acontecer todas as noites, sempre com entrada franca, e a partir das 19 horas, com os curtas, e a partir das 20 horas, os filmes de longa-metragem. Além de "Querô", competem na mostra de longas os seguintes filmes: "O Último Bandeneón", de Alejandro Saderman; "Esses Moços", de José Araripe Junior; "O Fundo do Mar", de Damián Szifron; "Jardim Ângela", de Evaldo Mocarzel e "American Visa", de Juan Carlos Valdivia.
Como atividades paralelas, vão acontecer oficinas, todas já com vagas esgotadas, e mostras especiais de filmes: Mostra Joaquim de Pedro Andrade, diariamente às 14 horas; Mostra DVD Portas Abertas, às 15 horas e às 16 horas Mostra Cinema do Oriente.
Para saber mais sobre o evento consulte o site: www.festivaldecinema.pr.gov.br
Confira a programação dos cinemas no Guias e Roteiros
Serviço: 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino. Abertura sexta-feira (5) a partir das 20 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico) Atividades diárias até 11/10.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas