Um número recorde de filmes foi inscrito para a nona edição do Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba, que acontece no próximo mês de outubro. Foram 437 inscrições, entre filmes em película e em vídeo. Destes, cerca de 40 serão exibidos ao público e participarão da mostra competitiva.

CARREGANDO :)

A idéia para este ano é fazer com que a exibição de longas tenha um caráter "glamouroso". Conforme matéria publicada pela Gazeta do Povo a idéia é que o cenário do evento seja o Cine Plaza, na Praça Osório, único remanescente dos antigos cinemas de rua de Curitiba. A sala e o saguão de entrada do prédio deverão passar por um processo de maquiagem, para se adequar ao clima de romantismo pretendido pela Calvin Entretenimento e da Araucária Produções, as empresas promotoras do evento.

Segundo a organização, além de filmes de quase todos os estados brasileiros, neste ano também há inscritos de três outros países: Cuba, Espanha e Portugal. Outra novidade é o aumento do interesse por parte dos produtores de médias-metragens. Neste ano, somando os de vídeo e película, há cerca de 20 médias, que, de acordo com o regulamento, são os filmes que têm entre 30 e 60 minutos de duração. Por outro lado, a organização diz que ainda há poucos inscritos para a categoria de Dcine – filmes captados com câmeras digitais e passados para película ou vídeo. Para os próximos anos, é intenção do festival ampliar esta categoria.

Publicidade

A coordenadora do festival, Nany Semizek, diz que o aumento de inscrições tem relação com a mudança nos prêmios oferecidos pelo festival. Ao invés de dar dinheiro aos melhores trabalhos, a organização neste ano promete a exibição dos vencedores em cinco capitais brasileiras. Embora o circuito ainda não esteja confirmado, Nany diz que esse tipo de compensação é mais atraente para os jovens diretores. Os vencedores da categoria de roteiro ganharão cinco latas de película para rodar seus filmes.