A 10ª edição do Festival de Cinema de Maringá começou na manhã desta segunda-feira (16), com a exibição do curta-metragem O Fim do Filme, de André Dib, e do longa-metragem Um Filme Para Dirceu, de Ana Johann, no Centro universitário de Maringá (UniCesumar). Nesta edição, os filmes serão exibidos em 21 locais de Maringá, Mandaguaçu, Marialva, Mandaguari, Nova Esperança e Presidente Castelo Branco. A entrada é sempre gratuita.
A programação completa com filmes, horários e locais de exibição pode ser conferida no site oficial do Festival de Cinema de Maringá.
A partir desta segunda-feira (16), os 70 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, todos nacionais, começarão a ser exibidos na Praça Laudelino Pedro da Silva, no interior do UniCesumar, nos auditórios das faculdades Maringá e Uniandrade, além da Praça da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, no centro de Maringá.
Em abril deste ano, a organização do festival divulgou que, pela primeira vez, exibiria filmes latino-americanos. No entanto, na manhã desta segunda-feira (16), a assessoria de imprensa explicou que a organização voltou atrás, por conta de problemas com os cineastas dos outros países. Os detalhes não foram informados.
A partir de terça-feira (17), os filmes serão exibidos também em feiras livres da cidade. A primeira será a do Jardim Alvorada, localizada na Avenida Jinruku Kubota, a partir das 19 horas. Segundo a assessoria de imprensa, uma tela inflável será colocada no local. Haverá cadeiras para os espectadores. O mesmo esquema ocorrerá, também a partir de terça-feira (17), em praças públicas de Maringá, como a Praça da Igreja São Domingos, a Praça da Igreja Santo Antônio e a Praça da Vila Operária.
A mostra termina no domingo (22).
Diretor de Estômago é um dos homenageados de Festival de Maringá
O cineasta paranaense Marcos Jorge e a atriz carioca Ana Maria Magalhães serão homenageados no Festival de Cinema de Maringá. Eles vão receber o troféu Cunha de Aço 2013, pela contribuição que prestaram ao cinema nacional.
Deixe sua opinião