• Carregando...
Público da 24ª edição: expectativa é reunir 35 mil pessoas até o fim do evento, no  dia 18 de julho. | Fotos: Marco Sulivan/Divulgação
Público da 24ª edição: expectativa é reunir 35 mil pessoas até o fim do evento, no dia 18 de julho.| Foto: Fotos: Marco Sulivan/Divulgação

Para revisitar e comemorar seus 25 anos de realização ininterrupta, o Festival de Inverno da UFPR, que começa domingo (12), em Antonina, traz para o público uma programação que retoma a linha do primeiro evento, com a valorização de orquestras. No primeiro dia, duas se apresentam: a Filarmônica da UFPR e a Big Time Orchestra – a banda, sucesso no programa “Superstar” e com mais de 700 shows no currículo, comanda a abertura do festival, com versões para sucessos de Tim Maia, Jorge BenJor, Elvis Presley, entre outros grandes nomes da música.

“Trabalhamos esse ano na perspectiva de revisitar a primeira programação”, fala a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Cristina de Lima Picanço. Até o dia 18 de julho, acontecem apresentações da Orquestra Latino Americana Unespar e da Filarmônica Orquestra Show, que encerra o festival e relembra a Banda Filarmônica, que abriu a 1.ª edição.

Largada

Confira a programação cultural do primeiro dia de festival:

18h00 – Theatro

Orquestra Filarmônica da UFPR

Concerto para Trompete em Mi b de Haydn e a 1ª Sinfonia de Beethoven.

18h00 - Igreja São João Batista

Coro da UFPR

19h00 - Palco Principal

Solenidade de abertura

20h00 – Palco Principal

Big Time Orchestra

Uma das big bands de sucesso no país, faz versões para clássicos de Tim Maia, Elvis Presley, entre outros nomes da música.

Outras solenidades previstas para saudar a história do festival são o lançamento de um selo comemorativo e homenagens para os criadores e técnicos. “É um festival muito especial para a universidade e o município, comemora esses 25 de parceria. É importante reafirmar nosso compromisso com o acesso à cultura, mesmo com todas as dificuldades financeiras”, salienta a pró-reitora. De acordo com a organização, o cenário econômico brasileiro dificultou a captação de recursos para a realização do evento.

Renato Teixeira no palco principal do evento.

Fora a programação musical ao longo da semana – que trará, além das orquestras, shows de bandas como João Egashira Trio, Molungo e Estrelinski e os Paulera,– a comunidade terá outras atrações gratuitas. Uma delas é a exposição “Sunguilar: Contos Africanos”, no Arquivo Municipal de Antonina, e atividades de lazer para crianças, na Praça Coronel Macedo. Nos dias 17 e 18, a praça recebe uma mostra de cinema, com sessões às 18h e às 20 horas – na programação, estão filmes como o belga “O Menino da Floresta.”

Para quem gosta de bicicleta, a Federação Paranaense de Ciclismo promove um passeio pela cidade no domingo (12) – a intenção é que os moradores enxerguem a possibilidade de adotar a bike como transporte. Na terça-feira (14), uma das atrações da programação são os “Roteiros Afetivos de Antonina”, com passeios pela Estação Ferroviária e outros pontos turísticos.

Formação

Nas escolas municipais, a semana terá uma série de oficinas de arte, fruto de um trabalho de formação da UFPR com os professores.

Toda a programação musical e de lazer é gratuita. A agenda completa do 25.º festival está disponível no site do festival .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]