Declarado, no ano passado, como o maior festival de dança do mundo em número de participantes pelo Guiness Book, a 24.ª edição do Festival de Dança Joinville, que tem início nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 29, espera receber mais de 200 mil pessoas. Ao todo, a organização selecionou 631 trabalhos entre os 1.851 inscritos, que dividem-se entre apresentações na Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, Festival Meia Ponta (dedicado a coreografias infantis) e nos palcos espalhados por toda a cidade.

CARREGANDO :)

No dia 25, às 20 horas, a noite de gala do festival recebe o grupo norte-americano David Parsons Dance Company. Referência da dança moderna mundial, a companhia vem ao Brasil para apresentações em nove cidades – o grupo faz uma escala em Curitiba, no dia 8 de agosto, para uma única sessão no Guairão – trazendo na bagagem a turnê "Some Like It Hot", composta por seis coreografias que prometem hipnotizar o público graças ao forte apelo visual e musical dos trabalhos "Wolfgang", "Hand Dance", "In the End", "Slow Dance", "Caught" e "Shining Star".

Paranaenses

Publicidade

A Mostra Competitiva do 24.º Festival de Dança de Joinville selecionou oito trabalhos paranaenses entre os 201 competidores. Na modalidade sapateado, o estado vai representado por dois grupos de Curitiba e um de Paranaguá. Competindo nas categorias avançado e júnior, a curitibana Lótus Cia. de Dança, de Curitiba, concorre com duas coreografias de dança de rua. Já na categoria danças populares, a influência polaca na formação do estado está representada pelo grupo folclórico polonês Karolinka, de São Mateus do Sul.

Ao todo, 49 coreografias paranaenses participam desta edição do festival, dos gêneros balé clássico, jazz, sapateado, dança de rua, dança contemporânea e danças populares, interpretados por companhias das já citadas cidades, além de Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A programação completa do Festival pode ser acessada no site www.festivaldedanca.com.br.