• Carregando...
Alan Johnston acena após ser libertado | AFP PHOTO/AWAD AWAD
Alan Johnston acena após ser libertado| Foto: AFP PHOTO/AWAD AWAD

A partir desta quinta-feira (5), Londrina, cidade do Norte do Paraná, volta a ouvir a sonoridade da música erudita na realização da 27ª edição do tradicional Festival de Música de Londrina (FML) - "Festival de Todas as Músicas". Com programação de cursos e concertos até o dia 21 de julho, o evento apresenta vários shows gratuitos em diferentes espaços da cidade, com destaque para a música erudita. No primeiro dia as atrações podem ser conferidas na Concha Acústica e no bar Valentino, onde acontece o show instrumental "Tom Jobim 80 anos". A abertura oficial do evento será no sábado (7) com um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSEUL) executando de Villa-Lobos, "Bachianas Brasileiras 3 e 4 – Suíte Floresta Amazônica e Invocação à Defesa da Pátria", sob a regência do maestro Henrique Vieira e tendo como solistas o pianista Marco Antônio de Almeida e a soprano carioca, Mirna Rudin, além de cinco coros. A apresentação acontece no Teatro Ouro Verde.

Paralelo ao evento, acontece o 13º Simpósio Paranaense de Educação Musical, que começa nesta quinta, discutindo o tema "Educação Musical e Políticas Inclusivas". Também será realizado o 2º Concurso Nacional Jovens Cameristas Petrobrás que terá sua final na próxima quarta-feira (11), no Teatro Zaqueu de Melo.

ProgramaçãoEste ano o evento conta com 1.100 alunos inscritos nos 71 cursos. A programação pedagógica tem início na próxima segunda-feira (9), e terá o Colégio Marista como sede das aulas nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Cursos para Instrumentos e Voz, Cursos de Música Histórica, Cursos de Estruturação Musical, Cursos de Música Popular, Cursos para Professores, Oficinas Especiais, Cursos para crianças, Encontros e Master Classes.

Já a programação artística está composta por 110 eventos e presta homenagem aos seguintes compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos (120 anos), Camargo Guarnieri (100 anos), Tom Jobim (80 anos), Noel Rosa (70anos) e a Ronaldo Miranda, compositor de projeção no cenário musical do nosso século. Em homenagem a Noel Rosa, músicos curitibanos apresentam no FML o show "Noel", na próxima sexta-feira (6). Mas a grade de atrações prevê ainda espetáculos de música antiga, de música popular brasileira, de ópera, de jazz, de choro entre outros. Só serão cobrados ingressos para concertos e shows realizados no Teatro Marista e Teatro Ouro Verde. O valor é de R$ 10,00.

Veja a programação artística do FML

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no www.fml.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]