• Carregando...
Atores curitibanos foram selecionados para compor o elenco do espetáculo Homem Vertente, do grupo argentino Ojalá | Divulgação
Atores curitibanos foram selecionados para compor o elenco do espetáculo Homem Vertente, do grupo argentino Ojalá| Foto: Divulgação
  • Gonzagão – A Lenda: festival investiu em peças musicadas

O Festival de Teatro de Curitiba deste ano tem uma novidade boa e outra ruim. A boa é que o evento assumiu de vez seu papel de promotor de espetáculos e traz quatro peças que "acontecem porque o festival instigou", nas palavras do diretor Leandro Knopfholz.

A não tão agradável ao bolso é que o preço do ingresso para as peças da mostra principal subiu de R$ 50 para R$ 60, já inclusas as taxas de conveniência, que no ano passado foram acrescidas aos ingressos de meia-entrada. A grade de peças foi divulgada ontem em São Paulo.

Cine Monstro Versão 1.0, de Enrique Díaz, e Parlapatões Visitam Angeli foram coproduzidas pelo festival e o Itaú Cultural. Em Homem Vertente, o festival cuidou inclusive da seleção de atores curitibanos para o elenco que comporá o espetáculo do grupo argentino Ojalá. A peça, que inclui acrobacias e tecnologias diversas, fará a abertura do evento no dia 26 de março, numa tenda que será montada no Parque Barigui. A ópera A Música e a Cena completa o grupo de espetáculos com participação do festival. No passado, peças como Trilhas Sonoras de Amor Perdidas já haviam sido "instigadas a acontecer" pelo evento.

Além das coproduções, outras peças estreiam no festival, em um total de oito. Haikai, projeto da atriz Nena Inoue, tem dramaturgia de Roberto Alvim. Horses Hotel, de Ana Kutner, é baseada na relação da cantora Patti Smith com o fotógrafo Robert Mapplethorpe. Maravilhoso, Nostalgia e a baiana O Diário de Genet têm como denominador comum a fusão de linguagens.

"Queremos trazer a dramaturgia recente brasileira", explica o diretor. "E fundir cada vez mais o circo com o eletrônico, a dança e a música."

Uma novidade que ele define como brincadeira é a apresentação de duas versões para o mesmo texto teatral – o que ocorreu na edição passada com Satyricon. Desta vez, o humor negro de The Pillowman vem nas versões paulista e carioca.

Outra vertente em que o festival investe são as peças musicadas, caso de Gonzagão – A Lenda, a coreana Pansori Brecht e Bem Intencionados.

A estreia dos paulistanos Parlapatões inclui a fusão de linguagens que o festival deseja estimular. Homenagem ao cartunista Angeli, o trabalho faz um teatro de revista, com microcenas em música, projeções e narrações que apresentam personagens do desenhista, como Rê Bordosa e Bob Cuspe. "O convite do festival atropelou outros projetos, mas é instigante. Várias peças nossas estrearam em Curitiba e depois tiveram vida longa", contou o diretor Hugo Possolo à Gazeta do Povo.

A seleção oficial terá 32 espetáculos. A mostra paralela Fringe terá 370.

Ingressos

A venda de ingressos começa hoje pelo site do festival apenas para clientes Itaú (correntistas) e Renault (basta apresentar um documento de veículo da marca), patrocinadores do evento. O restante do público poderá comprar os bilhetes a partir do dia 6 de fevereiro, pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e em bilheterias instaladas nos shop­pings Mueller, Palladium e Barigui.

O aumento no valor do ingresso é justificado por Knopfholz como uma necessidade para compor o orçamento do evento, já que apenas os patrocínios não fecham a conta. O diretor destaca que a média de pagantes de meia-­entrada é de 90%.

A repórter viajou a convite do Festival.

Programação

Confira os espetáculos que compõem a Mostra 2013 do Festival de Curitiba, mais as datas e os locais em que serão apresentados:

Homem Vertente* (Brasil/Argentina)Dias 26, 30 e 31 de março e 5 a 7 de abril. Parque Barigüi

Kiss & Cry (Bélgica)Dias 27 e 28 de março. Guairão

Pansori Brecht Ukchuk-Ga (Coreia do Sul)Dias 28 e 29 de março. Teatro Positivo

Parlapatões Visitam Angeli*Dias 27 e 28 de março. Teatro Marista

A Marca da ÁguaDias 28 e 29 de março. Teatro da Reitoria

HamletDias 29 e 30 de março. Teatro Bom Jesus

Cine Monstro versão 1.0*Dias 27 e 28 de março. Guairinha

Os Bem IntencionadosDias 28 e 29 de março. Teatro Sesi/Cietep

O Líquido TátilDias 27 e 28 de março. Teatro do Paiol

Faca nas GalinhasDias 29 e 30 de março. Teatro do Paiol

Em Nome do JogoDias 30 e 31 de março. Guairão

Gonzagão – A LendaDias 31 de março e 1.º de abril. Teatro Positivo

A Arte e a Maneira de Abordar o seu Chefe para Pedir um AumentoDias 29 e 30 de março. Teatro Marista

AbsurdoDias 31 de março e 1.º de abril. Teatro da Reitoria

O Homem TravesseiroDias 1.º e 2 de abril. Teatro Bom Jesus

Esta CriançaDias 31 de março e 1.º de abril. Guairinha

O EspelhoDias 30 e 31 de março. Bosque do Papa

Haikai*Dias 30 e 31 de março. Espaço Cênico

RecusaDias 1.º e 2 de abril. Teatro Sesi/Cietep

Maria MissDias 1.º e 2 de abril. Teatro do Paiol

A Música e a Cena*Dias 2 e 3 de abril. Guairão

The PillowmanDias 2 e 3 de abril. Guairinha

In the Dust (Reino Unido)Dias 3 e 4 de abril. Marista

Maravilhoso*Dias 3 e 4 de abril. Teatro Bom Jesus

O TerraçoDias 5 e 6 de abril. Guairão

Nostalgia*Dias 5, 6 e 7 de abril. Teatro Positivo

O Médico e o MonstroDias 5 e 6 de abril. Teatro da Reitoria

Horses Hotel*Dias 5 e 6 de abril. Guairinha

O Diário de Genet*Dias 6 e 7 de abril. Teatro Marista

PrazerDias 6 e 7 de abril. Teatro Bom Jesus

BreveDias 6 e 7 de abril. Teatro Sesi/Cietep

FicçãoDias 6 e 7 de abril. Teatro do Paiol

*Estreias nacionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]