A 15.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC) terminou com o público esperado, de 110 mil pessoas, e um manifesto de jornalistas. Desta vez, a programação extensa e sem critérios do Fringe, mostra paralela do evento, gerou um documento que foi entregue para a direção do festival no último fim de semana. O manifesto é assinado por 17 jornalistas, de outros estados, que estiveram trabalhando na cobertura do festival, e formaliza uma reclamação sobre a programação da mostra paralela, considerada de gosto duvidoso, onde "predomina a banalização do fazer teatral e risco calculado pelo mediano", conforme trecho do documento intitulado "Manifesto do Coletivo de Jornalistas".

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Os profissionais da imprensa nacional reclamaram que os cerca de 200 espetáculos incluídos na grade de programação da 9.ª edição do Fringe não apresentaram nenhum trabalho que surpreendesse, seja "pela criatividade de texto, encenação, interpretação ou demais elementos de cena". O documento sugere que o festival crie mecanismos de seleção, estabelecendo critérios artísticos e não quantitativos, e que valorize a produção de todos os estados do Brasil, não só das regiões Sul e Sudeste.

Em entrevista ao Caderno G da Gazeta do Povo, o diretor do festival, Vitor Aronis, disse que a crítica é recorrente, embora seja a primeira vez em que ela tenha sido formalizada. "Não acredito que reduzir o Fringe seja uma boa idéia. É necessário pensar mais sobre o assunto ao longo do ano", comentou Aronis, sem dar uma resposta oficial ao manifesto.

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Interatividade

A desorganização no ponto de venda de ingressos, para as peças do FTC, foi o principal problema apontado pelos leitores que participaram do fórum de discussões da Gazeta do Povo Online. Os leitores responderam a pergunta: "O que você está achando do Festival de Teatro de Curitiba este ano? Algum espetáculo se destacou na programação? E a organização, melhorou ou piorou?". (Veja quais foram as respostas)

Filas para comprar ingressos, atraso no início dos espetáculos e informações erradas foram os principais pontos negativos apontados pelos leitores.

Balanço

Apesar das reclamações, o FTC 2006 terminou com o público estimado de 110 mil pessoas, que assistiram aos cerca de 220 espetáculos durante os dez dias de evento. O orçamento desta edição foi de R$ 2,5 milhões.

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Confira a programação dos teatros