Programe-se
5.º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe em Curitiba
De 18 a 31 de março. Em diversos espaços. Entrada franca. Mais informações pelo site www.facebook.com//festivaldaculturaarabe.
De hoje até 31 de março Curitiba recebe a exposição de quadros árabes de Moafak Dib Helaihel, artista plástico e calígrafo libanês radicado na cidade. A mostra é parte da programação do 5.º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, organizado anualmente pela Biblioteca/Centro de Pesquisa América do Sul Países Árabes (BibliAspa) em parceria com a Unesco, o governo federal e a prefeitura de Curitiba, entre outras instituições públicas e privadas.
A programação em Curitiba inclui ainda palestras sobre a cultura árabe, apresentações de danças folclóricas, oficinas de desenhos e contação de histórias árabes. A caligrafia é a maior expressão artística da cultura islâmica e, segundo Moafak, que reside em Curitiba há mais de 30 anos, desperta muito interesse e curiosidade nos brasileiros. Os caracteres árabes são escritos com o auxílio do cálamo, instrumento feito de bambu ou junco, e compõem monumentos arquitetônicos ou figuras da natureza. "Tento aproximar a arte da caligrafia árabe de referências que o público brasileiro consiga compreender", explica o artista, que também irá ministrar oficinas de caligrafia durante o festival.
Vínculo
Maior evento de celebração da cultura árabe do mundo, o evento promove mais de 150 atividades em 14 cidades brasileiras, além de Buenos Aires (Argentina), Rivera (Uruguai) e Túnis (Tunísia). A idealização do projeto surgiu da necessidade de divulgar a cultura árabe e ampliar o vínculo entre a América do Sul e os países daquela região. De acordo com Maria Nilda, da assessoria de comunicação da BibliAspa, "o festival é um momento de compartilhar o conhecimento da cultura árabe, e de combater os estereótipos e preconceitos associados à comunidade árabe."
Programação
Confira alguns destaques do 5º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe 2014 em Curitiba:
18/03
Exposição de quadros árabes de Moafak Dib Helaihel
Prefeitura Municipal de Curitiba Edifício Delta (Av. João Gualberto, 623, Alto da Glória). Visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Até 31 de março.
24/03
Contação de Histórias Árabes
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Centro Cívico (R. Prof. Benedito Nicolau dos Santos, 500, Centro Cívico), (41) 3352-1648. Das 9 às 11 horas.
25/03
Apresentações de dança folclórica árabe ghawazi e dança oriental, com o Grupo Masbaha
Farol do Saber Gibran Khalil Gibran Memorial Árabe (Av. João Gualberto, 141), (41) 3324-2456. Às 20 horas.
26/03
Oficina de Caligrafia Árabe
Escola Municipal Professor Brandão (Av. João Gualberto, 953, Alto da Glória), (41) 3225-4813. Das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
Dança folclórica árabe com o Grupo Flor de Lótus
Farol do Saber Gibran Khalil Gibran Memorial Árabe (Av. João Gualberto, 141), (41) 3324-2456. Às 20 horas.
27/03
Oficina de Dança Oriental, com Luci França
Farol do Saber Gibran Khalil Gibran Memorial Árabe (Av. João Gualberto, 141), (41) 3324-2456. Às 18 horas.
Dança folclórica árabe com o Grupo do Teatro Guaíra
Farol do Saber Gibran Khalil Gibran Memorial Árabe (Av. João Gualberto, 141), (41) 3324-2456. Às 19 horas.
*Todos os eventos têm entrada franca. Confira a programação completa do festival em http://issuu.com/festivalsaca/docs/v_festival_sul-americano_da_cultura.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião