Algumas figurinhas costumam marcar presença com seus filmes no Festival do Rio, como o dinamarquês Lars Von Trier e americano Gus Van Sant. Este ano, não será diferente. Os dois diretores apresentarão seus novos trabalhos, "Manderlay" e "Last days" respectivamente, no maior e mais importante evento de cinema da América Latina.
E olha que este são apenas dois dos mais de 300 filmes do evento, que começa dia 22 de setembro e segue até 6 de outubro. As produções vão ocupar 35 locais da cidade, entre cinemas da Zona Norte à Zona Sul, lonas culturais e a Praia de Copacabana.
Gus Van Sant, inclusive, estará na cidade para divulgar seu longa. Entre outras presenças internacionais confirmadas estão Spike Lee e Cuba Gooding Jr., este último é a estrela do filme "Shadowboxer", do diretor Lee Daniels.
Há algumas novidades - muito bem-vindas por sinal - este ano. Uma delas é a Tenda Cinelândia, espaço em frente ao Cine Odeon BR com loja de DVDs e objetos de cinema e, melhor, debates com atores, diretores e críticos do Brasil e do mundo.
As outras são as mostras dedicadas exclusivamente aos documentários nacionais e internacionais, a Dox, e a Brasil com Z. Esta última será o espaço reservado para produções estrangeiras sobre nosso país. Midnights Movies, Panorama, Mundo Gay e Expectativa continuam lá.
A corrida pelos ingressos começa dia 20 de setembro, terça-feira, dois dias antes do início do festival. Ou seja, até lá você terá muito tempo para escolher o que assistir e pouco tempo para garantir sua entrada.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião