Uma menina que gosta de ler e, justamente por estar mergulhada nos livros e nas histórias o tempo todo, acaba sonhando que entrou nas páginas da literatura. Sonho ou não, o curta-metragem Lucidez (Londrina, 2012, 8min), deixa subentendido. O filme, dirigido pela jovem Miriam Kimura, foi o vencedor da competitiva local do Festival Kinoarte de Cinema 15.ª Edição Londrina, levando a premiação do júri popular e do júri oficial. Colinas como Elefantes Brancos (Paraná, 2012, 16min), de Melissa Gava, levou a premiação na competitiva estadual, também em ambas as categorias; e Filme para Poeta Cego (São Paulo, 2012, 25min), de Gustavo Vinagre, foi o vencedor na competitiva nacional, escolhido pelo júri oficial.
"Fizemos o filme por causa da faculdade, faço Artes Visuais na Unopar. A gente tinha uma matéria em que cada grupo faz um curta", explica Miriam Kimura, que filmou o trabalho junto com outros seis colegas da faculdade.
Já o curta da vencedor da competitiva paranaense, Colinas como Elefantes Brancos, da diretora Melissa Gava, conta a história de um casal sentado no bar de uma pequena estação de trem, onde deverão tomar uma decisão importante. "Esse título é o do conto de Ernest Hemingway, e tem uma simbologia muito rica", diz Melissa.
O vencedor na categoria júri oficial da competitiva nacional foi Filme para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre, que está participando de um festival em Portugal. O documentário conta a história do poeta Glauco Mattoso, que é cego, masoquista, podólatra e gay. "É um filme bem forte", conta Rodrigo Grota, diretor do festival.
Grota considerou positiva a interação com o público, além da qualidade técnica do festival deste ano. "A gente chega à 15.ª edição com um amadurecimento, principalmente na projeção. Foi a primeira vez que não tivemos nenhum problema técnico", avalia.
Premiados
Confira os principais vencedores do Festival Kinoarte de Cinema 15ª Edição Londrina:
Competitiva Londrinense de Curtas
Júri Oficial e Júri Popular
Lucidez, de Miriam Kimura
Competitiva Paranaense de Curtas
Júri Oficial e Júri Popular
Colinas como Elefantes Brancos, de Melissa Gava
Direção e Roteiro
Denise Soares, por Retrato Invisível
Atriz
Camila Hubner, por Vitória, de Eduardo Colgan
Ator
Massimialiano Rossi, por Colinas como Elefantes Brancos
Competitiva Nacional de Curtas
Júri Oficial
Filme para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre
Júri Popular
A Dama do Estácio, de Eduardo Ades
Direção
Ricardo Alves Junior, por Tremor
Roteiro
Juliana Rojas, por O Duplo
Atriz
Léa Garcia, por Acalanto, de Arturo Saboia
Ator
Glauco Mattoso, por Filme para Poeta Cego