Um documentário de Martin Scorsese sobre o falecido beatle George Harrison, a presença de George Clooney em "Os Descendentes", e um filme em que Glenn Close interpreta uma mulher que se faz passar por um mordomo -- todos eles estão na programação do Festival de Cinema de Tellurid, uma estação de esqui no Colorado, que começa na sexta-feira.
O evento, que se estende pelo fim de semana prolongado dos EUA, é visto como um dos principais acontecimento cinematográficos do país, sempre mostrando um eclético conjunto de filmes estrangeiros e norte-americanos. A programação definitiva para esta edição foi divulgada na quinta-feira, mas é comum que haja inclusões de última hora -- e que esses filmes acabem disputando o Oscar.
Outros destaques deste ano incluem "A Dangerous Method", de David Cronenberg, com Michael Fassbender, Viggo Mortensen e Keira Knightley, mostrando o turbulento relacionamento do psicanalista Carl Gustav Jung, seu mentor Sigmund Freud e a paciente Sabina Spielrein.
"Os Descendentes", dirigido por Alexander Payne, tem George Clooney no papel de um pai de família indiferente que é forçado a re-examinar sua vida. Já o drama irlandês "Albert Nobbs" tem Glenn Close como roteirista e também interpretando o mordomo tímido que esconde o fato de ser mulher.
Outras obras de ficção incluem "Shame", dirigido pelo britânico Steve McQueen, também com Fassbender no elenco, e "We Need to Talk About Kevin", com Tilda Swinton.
O documentário de Scorsese sobre Harrison, "Living in the Material World", teve a colaboração da viúva do músico, Olivia, e promete canções e imagens inéditas.
Outros documentários selecionados incluem "Gazing Into the Abyss: A Tale of Death, A Tale of Life", de Werner Herzog, e "Pina", de Wim Wenders.
Alguns destaques da programação vêm de fora dos EUA. A polonesa Agnieszka Holland mostra "In Darkness", sobre um homem que trabalha na rede de esgotos e ajuda judeus a fugirem de um gueto na Polônia ocupada, e "O Cavalo de Turim", do húngaro Bela Tarr.
Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne levam ao Colorado seu "O Garoto de Bicicleta", que obteve menção honrosa neste ano no Festival de Cannes. Já "L'Artiste", do francês Michel Hazanavicius, rendeu o prêmio de melhor ator a Jean Dujardin em Cannes.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião