O coletivo Escapatórias, formado pelos fotógrafos Milla Jung, Felipe Prando e Anuschka Reichmann Lemos, inaugura hoje, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC, a exposição O Lugar de Cada Um, que fica em cartaz até o dia 29 de julho. Fruto do trabalho de um ano, em que o grupo se reuniu semanalmente para discutir questões relativas à fotografia, a exposição busca explorar a capacidade de uso da imagem fotográfica como uma construção ficcional.
"Buscamos a descontextualização do referente fotografado", explica Felipe Prando, que trabalhou a idéia de Coisas Que Não Têm Nome nas imagens selecionadas para a exposição. São oito fotografias ampliadas em 50X75cm em que explora a idéia de objetos sem nome que vão perdendo sua utilidade original sentido que lhes foram atribuídos na realidade cotidiana , e se transformam em "coisas", sem que por isso deixam de existir no espaço urbano.
A fotógrafa Milla Jung optou pelo tema Espaços de Afetos em suas 11 fotografias. "De alguma maneira, meu trabalho sempre foi essencialmente sobre o afeto", conta a fotógrafa, que em O Lugar de Cada Um usou somente fotos em preto-e-branco. Milla buscou captar o gesto que escapa, o primeiro momento em que o afeto é criado a partir de algo que é exterior ao sujeito. Os fundos foram apagados, como uma maneira de não falar sobre a geografia onde a fotografia foi feita. "O que me interessa é a investigação desse espaço psicológico, esse lugar íntimo onde se forma o afeto", explica.
"O fotógrafo vai para o mundo retratar, mas acaba descobrindo um cenário que pode ser construído", conta Anuschka, que usa imagens noturnas em Noites Surdas. Inicialmente usando apenas a iluminação de postes e outras fontes e, depois, com o flash, Anuschka criou uma investigação sobre a noite. O resultado são 12 imagens em que o flash provoca a idéia de invasão, uma espécie de susto que penetra no assunto fotografado.
O coletivo Escapatórias surgiu no projeto anterior dos fotógrafos, Cidades Invisíveis, em que expuseram junto com outros fotógrafos.
Depois de Curitiba, O Lugar de Cada Um será levado para o Peru, Bolívia e Ucrânia.
* * * * *
Serviço: O Lugar de Cada Um. Exposição fotográfica do coletivo Escapatórias. Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC (R. Desembargador Westphalen, 16) (41) 3222-5172. Abertura hoje, às 19 horas. Até 29 de julho. De terça a sexta, das 10 às 19 horas. Sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião