A exibição do "Filme Demência", longa do diretor Carlos Reichenbach, marca nesta quinta-feira (22), após o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, o lançamento do Cineclube Kino Glaz, criado a partir de um grupo de pessoas que se encontrou na Academia Internacional de Cinema de Curitiba. O diretor Carlos Reichenbach estará presente na exibição da cópia restaurada do longa. A sessão, com entrada franca, acontece no Teatro do Sesc da Esquina.

CARREGANDO :)

"Filme Demência" foi lançado em 1985 e recebeu no ano seguinte, no Festival de Rotterdam, na Holanda, o prêmio de Obra Inovadora do Ano. Conforme o diretor declarou no livro "Carlos Reichenbach: o Cinema Como Razão de Viver", de Marcelo Lyra, "Filme Demência" foi a obra onde ele mais se expôs. "O filme foi feito não só para refletir o processo da perda de identidade, mas também o fracasso econômico do país com a conseqüente decadência moral que acompanha todas as inflações", disse Reichenbach. Na época, a inflação alta era um dos grandes problemas do Brasil.

Na trama Fausto é o falido proprietário de uma fábrica de cigarros que rompe com tudo a sua volta e mergulha em busca de si mesmo. Entre outras pessoas, ele encontra Mefisto que aparece de diferentes formas. É uma adaptação pessoal do diretor, para a lenda de Fausto, de Goethe, e sua trágica e eterna busca do conhecimento.

Publicidade

Cineclube

Fundado em janeiro de 2006, o grupo Kino Glaz tem o objetivo de formar um núcleo de produção de cinema em Curitiba. O Cineclube é uma de suas das ações para combater a deficiente distribuição de filmes brasileiros e títulos raros na capital. Com apoio do Sesc da Esquina estão programadas outras três sessões nos próximos dias: no domingo (25), será projetado às 19 horas, no Auditório 1 do local, "Lilian M., Relatório Confidencial" e nos dias 2 e 9 de julho será a vez de "Alma Corsária" e "Dois Córregos", também de Reichenbach, todos em data show a partir de cópia em DVD.

Conforme um dos coordenadores, Nikola Matevski, o Cineclube está aberto à participação de qualquer pessoa interessada.

Na exibição de "Filme Demência" serão sorteados dez exemplares do livro"Carlos Reichenbach: o Cinema Como Razão de Viver", de Marcelo Lyra.

Confira a programação dos cinemas

Publicidade

Serviço: Exibição de Filme Demência, no lançamento do Cineclube Kino Glaz. Quarta-feira (22) às 20 horas. Teatro do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: 3322-6500. Entrada franca. Para saber mais acesse: www.my.opera.com/kinoglaz