Com o título "Dos Espaços Representados aos Oníricos", a programação desse mês da Mostravídeo Itaú Cultural, assinada por Andre Costa, abre hoje, às 19h30, no Paço da Liberdade Sesc Paraná (Praça Generoso Marques, 189), com o filme El Cadaver Exquisito (2011), de 90 minutos, do cineasta el salvadorenho Victor Ruano.
Sem roteiro prévio e fruto de um processo de criação coletiva, o filme incorpora registros de ações a intervenções visuais e sonoras durante a montagem para narrar a vida de um personagem convertendo-se em um cadáver. As imagens registradas sem seguir um roteiro atravessam o panorama social e onírico de uma região dividida entre a modernidade e a tradição, abordando rituais e suas representações, combinando o real com o surreal, o fantástico com o banal, o que é vital com o puro entretenimento.
"O método artístico de criação do filme se transforma na principal característica do trabalho, gerando uma obra cinematográfica que nos leva por paisagens psicológicas de uma personagem que traduz as paisagens sociais de El Salvador", comenta o curador. A entrada é franca. Classificação indicativa: 14 anos. Mais informações, pelo telefone (41) 3234-4200.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura