A corrida pelo Oscar já começou e o cineasta brasileiro Fernando Meirelles dá indícios de que vai entrar no páreo. Seu filme em língua inglesa, "O jardineiro fiel", foi indicado ao Critics Choice Awards, esta segunda-feira, e competirá com "Brokeback Mountain" e "Crash - No limite".
No domingo, o brasileiro ganhou o prêmio de melhor direção da New York Film Critics Online na sua primeira produção internacional. "O jardineiro fiel" também recebeu prêmios do Britsh Independent Film Award de melhor longa-metragem, mehor ator (Ralph Fiennes) e melhor atriz (Rachel Weiz), em novembro.
A atual temporada de indicações e premiações são importantes porque aquecem a escolha dos candidatos ao Oscar. Estes serão conhecidos só em janeiro. Nesta terça-feira, serão anunciados os concorrentes ao Globo de Ouro, premiação que mais ajuda a afunilar a corrida pela cobiçada estatueta.
"O jardineiro fiel" tem à sua frente filmes pequenos mas muito elogiados pela crítica. Como "Brokeback Mountain", de Ang Lee. O longa - exibido em um único dia no Festival do Rio 2005 - começou bem a corrida: ganhou o título de melhor filme de 2005 da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.
O longa recebeu oito indicações do Critics Choice Awards, incluindo melhor filme, melhor diretor para Ang Lee e melhor ator para Heath Ledger. "Crash - No limite", outro filme muito elogiado, foi indicado em seis categorias, entre elas melhor filme, melhor diretor para Paul Haggis e melhor elenco.
Outros principais concorrentes de "O jardineiro fiel" no Critics Choice Awards são "Good night and good luck", de George Clooney; "Munique", de Steven Spielberg; o drama de época "Memórias de uma gueixa"; e o thriller milionário "King Kong".
No calcanhar de "O jardineiro fiel" também está o independente "Capote", sobre o início da carreira de Truman Capote; "Walk the line", que conta a história de amor entre Johnny Cash e June Carter; e "A luta pela esperança", com Russell Crowe no papel da estrela do boxe Jim Braddock.
Os vencedores do Critics Choice Awards são escolhidos pelos 200 membros da Broadcast Film Critics Association, que trabalham em rádio, televisão e outras mídias em todo o território americano. Os vencedores serão conhecidos em 9 de janeiro.