Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estréia

Filme "Hairspray" renova ritmo do musical de John Waters

Refilmagem da deliciosa comédia de 1988 de John Waters, que rendeu também um musical da Broadway em 2002, "Hairspray - Em Busca da Fama" renova a energia desta história, ambientada na Baltimore de 1962.

O grande trunfo do remake, que estréia no país nesta sexta-feira (21), foi substituir à altura duas personagens fundamentais do filme original.

A primeira é a protagonista Tracy Turnblad, antes vivida por Ricki Lake, aqui interpretada pela novata Nikki Blonsky, de apenas 18 anos. A segunda é Edna Turnblad, sua mãe gordíssima, no filme de 1988 interpretada pelo travesti Divine e aqui encarnada por ninguém menos do que John Travolta, vestido de mulher.

Famoso, rico e consagrado, o ator de 53 anos não perde uma chance de reinventar sua carreira, como fez em "Pulp Fiction" (1994) e novamente agora, em "Hairspray". Neste musical, ele aproveita para mostrar que, mesmo debaixo de quilos de enchimentos para parecer obeso, ele mantém a elasticidade daqueles dias em que interpretou Tony Manero, o protagonista de "Os Embalos de Sábado à Noite" (1977).

Sob a direção de Adam Shankman, diretor de "A Casa Caiu" (2003), funcionam bastante bem a reconstituição de época, os números musicais e as intrigas do enredo, bastante próximo do filme de 1988.

A baixinha e gordinha Tracy sonha em entrar para o elenco do The Corny Collins Show, onde reina a lourinha Amber (Brittany Snow), filha da diretora da TV (Michelle Pfeiffer).

A sorte de Tracy melhora no dia em que ela é suspensa na escola e mandada de castigo para uma sala, ao lado de vários alunos negros. Com eles, ela vai aperfeiçoar o seu gingado, fazendo amigos como Seaweed (Elijah Kelly).

Num clima que ainda é de bastante racismo, os dançarinos negros, por melhores que sejam, não têm vez na televisão. O máximo que recebem é conhecido como "Dia do Negro", programa numa data especial, que é conduzido por Motormouth Maybelle (Queen Latifah).

A trama evolui até o ponto em que Tracy e sua mãe vão engajar-se no movimento pelos direitos civis.

Mesmo tocando neste tema sério, o filme nunca abre mão de ser divertido. Para isso, conta com atuações inspiradas, como a de Christopher Walken, que interpreta Wilbur, o "marido" de Travolta, pai de Tracy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.