A vida do criador de Holden Caulfield será passada a limpo em "Salinger", documentário sobre do autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", que promete grandes revelações sobre um dos mais enigmáticos escritores da literatura americana da segunda metade do século 20.
O filme tem previsão de estrear nos Estados Unidos no dia 6 de setembro e, apesar de ter sido exibido em sessões particulares, seu roteiro continua a ser um segredo bem guardado pelo diretor.
Shane Salerno escreveu e dirigiu o filme, um projeto no qual trabalhou nove anos, recolhendo depoimentos de cerca de 200 pessoas que conheceram J.D. Salinger (1919-2010), incluindo escritores como E. L. Doctorow e Tom Wolfe, além de atores como Martin Sheen, Edward Norton, John Cusack e Philip Seymour Hoffman.
Até então, Salerno era conhecido por roteiros de ação comercialmente bem sucedidos, como "Armageddon" (1998) e "Alien vs. Predador" (2004).
Salerno gastou ainda uma pequena fortuna do próprio bolso antes de ver "Salinger" sair do papel. O longa tem produção de Harvey Weinstein.
Para manter a aura de mistério, o diretor recusa entrevistas e a sua equipe se mantém em silêncio sobre detalhes do filme. Ao jornal norte-americano "The New York Times", o documentarista Buddy Squires, que colaborou no projeto, limitou-se a garantir que o filme mostra um lado de Salinger que nem seus fãs imaginavam que existisse.