Um retrato sobre a luta ética e estética do grupo Afro-reggae, o filme "Favela rising", de Matt Mochary e Jeff Zimbalist, está na lista de 15 longas-metragens selecionados para disputar uma indicação ao Oscar de melhor documentário em 2006. O comitê de seleção de produções documentais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou ontem os títulos que passaram pela peneira estilística dos jurados, que julgaram a eficiência narrativa de 82 produções inscritas para o prêmio.
Exibido no Festival do Rio, "Favela rising" teve a seu favor o fato de ter conquistado o prêmio de diretor-revelação (para Zimbalist e Mochar) no Tribeca Film Festival, a mostra criada por Robert De Niro e Martin Scorsese. A fita ainda foi indicada ao prêmio da International Documentary Association. Mas só no dia 31 de janeiro seus realizadores e o Afroreggae saberão se a fita estará ou não na lista final de indicados, já que esta foi apenas uma pré-seleção "classificatória". A entrega da cobiçada estatueta está agendada para o dia 5 de março no Kodak Theatre.
Confira a lista dos 15 documentários pinçados pela comissão de seleção:"After Innocence", de Jessica Sanders; "The Boysof Baraka" , de Heidi Ewing e Rachel Grady; "Darwin's Nightmare" , de Hubert Sauper; "The Devil and Daniel Johnston" , de Jeff Feuerzeig; "Enron: The Smartest Guys in the Room" , de Alex Gibney; "Favela Rising", de Jeff Zimbalist e Matt Mochary; "Mad Hot Ballroom" , de Marilyn Agrello; "March of the Penguins", de Luc Jacquet; "Murderball", de Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro; "Occupation: Dreamland", de Ian Olds e Garrett Scott; "On Native Soil: The Documentary of the 9/11 Commission Report", de Linda Ellman; "Rize", de David LaChapelle; "Street Fight" , de Marshall Curry; "39 Pounds of Love", de Dani Menkin; "Unknown White Male", de Rupert Murray.