Programe-se
Os 80 anos de Valêncio Xavier
Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 São Francisco).
Em homenagem ao aniversário do escritor e cineasta Valêncio Xavier, que completaria 80 anos no próximo dia 21 de março, a Cinemateca de Curitiba faz hoje uma mostra de produções de seu fundador. Serão exibidos filmes e um documentário, com sessões às 18 horas e às 20 horas, além de um debate com a psicanalista Gleuza Salomon a respeito da obra do artista.
Falecido em 2008, o paulista radicado em Curitiba fez carreira na literatura e também deixou um legado de diversos filmes de curta-metragem que poderão ser revistos na Cinemateca. O Corvo, proução que abre a programação às 18 horas, é uma adaptação experimental do conto do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), passada em Curitiba e com uma tradução coloquial do texto narrada pelo ator Paulo Autran (1922-2007). Em seguida será exibido o clássico Visita ao Velho Senhor, co-dirigido por Valêncio e o ícone do cinema da "boca do lixo" Ozualdo Candeias, falecido em 2007, inspirado em um trabalho de Poty Lazarotto (1924-1988).
A seguir, é a vez da exibição do documentário Muitas Vidas de Valêncio Xavier dirigido por Beto Carminatti, que mostra amigos, família, colegas e críticos analisando a obra de Valêncio em todas as frentes de sua produção artística. O curta O Mistério da Japonesa e trechos do longa Mystérios, baseado na literatura de Valêncio Xavier e dirigidos pela dupla Beto Carminatti e Pedro Merege Filho, fecham a mostra.
CADERNO G | 2:58