Com eventos independentes, as programações das casas noturnas Jokers e 92 Graus trazem uma espécie de amostra do melhor da cena curitibana neste fim de semana. Grupos com destaque no cenário nacional como o Audac, A Banda Mais Bonita da Cidade e ruído/mm se apresentam ao lado de bons nomes emergentes como o Veenstra, na sexta-feira e no sábado. Confira alguns destaques:
Sexta-feira
A Banda Mais Bonita da Cidade
Foto: Breno Galtier/Divulgação
O grupo leva canções de seus dois álbuns ao palco do Jokers, que também recebe o Trombone de Frutas e Todos os Caetanos do Mundo (MG). "Preparamos algumas surpresas", diz o baterista Luís Bourscheidt.
Winter
Foto: Rodrigo Fregata/Divulgação
Samira Winter, curitibana radicada nos Estados Unidos, retorna à terra natal com Tudo Azul, seu novo EP, produzido por Rodrigo Lemos (Lemoskine). Seu dream pop lembra bandas como The Cardigans. No show de sexta-feira, o 92 Graus também recebe as bandas curitibanas Cora, Dunas e Farol Cego. "Todo mundo lá fora está de olho na música feita no Brasil", diz a cantora.
Dunas
Foto: Jacqueline Kobiyama/Divulgação
Do EP pop que lançaram em 2013 até o pós-rock espacial que pretendem fazer hoje, foi uma guinada e tanto. O single Incenso/Ascenso, lançado neste ano, resume bem toda a história. "A banda está soando mais orgânica. Acho que é um amadurecimento natural", diz o guitarrista Guilherme Nunes.
Sábado
ruído/mm
Foto: Walter Thoms/Divulgação
Com seu quarto disco, Rasura, recém-saído do forno, o já veterano sexteto curitibano divide o palco do 92 Graus com o Audac e o Veenstra (leia mais ao lado). O show promete verdadeiras viagens musicais em faixas instrumentais bem elaboradas, repletas de contrastes entre momentos de silêncio e muito barulho criado pelos três guitarristas do grupo um dos nomes mais respeitados do pós-rock do Brasil.
Audac
Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo
De volta de uma turnê no Nordeste, o quarteto curitibano de synth-rock vai tocar canções de seu elogiado disco de estreia, homônimo, lançado no ano passado, e apresentar algumas músicas que devem estar em seu próximo trabalho de acordo com Alyssa Aquino (vocal e sintetizadores), menos "guitarreiro" que o álbum anterior. "Estamos indo para um lado mais eletrônico", adianta a musicista.
Veenstra
Um dos projetos mais instigantes e originais da música curitibana recente. Enquanto comemora o fato de uma rádio inglesa ter incluído a música "The Hollow Realm" em sua programação, o grupo se aproxima agora da estética de bandas como Slowdive e Galaxie 500. "Busco uma estética diferente. É legal mudar um pouco", diz o guitarrista e vocalista Lorenzo Molossi.
Música
Veja informações destes e outros shows no Guia Gazeta do Povo
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
A “pedalada” que pode levar à queda de Lula. Leia na Gazeta Revista
Deixe sua opinião