O cinema nacional domina as salas paranaenses neste fim de semana. A história brasileira, o submundo das relações humanas e uma eletrizante aventura aparecem nas salas de Curitiba e interior prometendo agradar aos mais diversos públicos.
Uma odisséia inteiramente filmada no Paraná. Tendo esse fato como principal característica, o filme "O Preço da Paz" conta a história de um importante e conturbado período da política nacional, a Revolução Federalista. No fim do século 19, o então presidente Floriano Peixoto fecha o Congresso Nacional e o reabre apenas quando obtém maioria favorável a sua política vigente. Um grupo do Rio Grande do Sul, que ficaria conhecido como "Maragatos", não aceita a medida e parte rumo ao Rio de Janeiro com a intenção de depor o presidente. Os idealistas gaúchos se degladiam em sangrentas batalhas com os "pica-paus", como ficaram conhecidas as tropas florianistas. Passam pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e chegam ao Paraná, onde um importante ato do Barão do Serro Azul, figura histórica paranaense, salva a capital Curitiba da destruição iminente. O elenco conta com nomes como o do ator curitibano Herson Capri, Giulia Gam, José de Abreu e Lima Duarte.
Recentemente premiado no Festival do Rio e contando com uma nova safra de atores talentosos, "Cidade Baixa" expõe um submundo intrincado de amor, sexo, ciúmes e rancores. Deco e Naldinho, personagens de Lázaro Ramos e Wagner Moura, respectivamente, se conhecem desde a infância e ganham a vida fazendo fretes e dando pequenos golpes a bordo do seu barco Dany Boy. O destino de ambos se altera apenas quando conhecem a stripper Karinna, interpretada pela jovem atriz Alice Braga. A partir daí a dupla se mete em confusões, com direito a rinhas de galo e a possibilidade de uma vida a três junto a Karinna. A união do trio acaba levando-os a um caminho sem volta.
Polêmico e controverso. "Cama de Gato" notabilizou-se perante o Brasil como um filme independente e desbravador, já que foi inteiramente filmado com câmeras digitais. A história do longa fala de três amigos de São Paulo que, no dia em que concluem o ensino médio, saem a procura de diversão. A conclusão da aventura é uma adolescente estuprada e morta. Entre o trio de protagonistas, o destaque vai para o ator Caio Blat, que encena algumas cenas mais fortes e provocadoras.
A única estréia internacional fica por conta de "O Cara", filme protagonizado pelo ator Samuel L. Jackson. A trama se passa em Detroit, onde um policial é morto por estar envolvido com o crime organizado. O seu parceiro, Derrick Vann (Jackson) agora é o encarregado de desmascarar toda a organização de corrupção da qual seu colega era integrante. Como parte de seu plano, ele usa um mero vendedor de material odontológico, que foi confundido com um poderoso comprador de armas pelos bandidos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião